MotoGP, Davide Brivio: “A Aprilia pode ser um sério desafio para a Ducati”
Depois de conquistar títulos mundiais com Valentino Rossi na Yamaha e depois com Joan Mir, na Suzuki, Davide Brivio deixou o MotoGP para enfrentar um novo desafio nos GP’s de F1 com a Alpine em 2021. O italiano regressa agora ligado ao novo projecto da Trackhouse, a equipa satélite da Aprilia, que fará a sua estreia este fim-de-semana no Qatar.
“Estou feliz por ser parceiro da Aprilia. É claro que agora na MotoGP a Ducati está muito forte, dominaram o campeonato do ano passado e são a moto que todos querem bater. Mas acho que a Aprilia está numa ótima posição para desafiar a Ducati, juntamente com a KTM.”
Brivio também está impressionado ao ver a Aprilia nos lugares cimeiros com muitos adereços aerodinâmicos.
“Com a moto de 2024 houve muito trabalho na aerodinâmica. Na verdade, pelo que pude ver, a Aprilia foi copiada pelas outras. Então isso é ótim, já é uma boa conquista. Portanto, penso que a Aprilia está em posição de ser um sério adversário. Claro, a Ducati levou muitos anos para estar nesta posição, mas espero que a Aprilia esteja a seguir o mesmo caminho, sem subestimar outros fabricantes como a KTM.”
Disse o responsável italiano ao ‘crash.net’, esperando também que os fabricantes japoneses em dificuldades, que agora têm acesso a concessões técnicas, recuperem o seu atraso. “Neste momento,a Yamaha e Honda estão a caminho da recuperação. Temos que aproveitar a vantagem que temos agora, antes que eles recuperem totalmente, mas como disse, estou feliz por estar com a Aprilia porque penso que agora é uma das melhores motos.”
Brivio descreveu a etapa de Oliveira de 2022 a 2024 neste inverno como “quase como se ele tivesse mudado de marca”. “O Miguel saltou de uma moto de 2022 para a RS-GP24. Parece ser um grande salto. A minha sensação foi que é quase como se ele tivesse mudado de marca! Não sei se é verdade ou não, mas têm que perguntar-lhe se ele também assim pensa.”
Miguel Oliveira, cinco vezes vencedor de corridas pela KTM, obteve como melhor resultado um quarto lugar na temporada de 2023 interrompida por lesões com a RNF.