Dakar, Etapa 8, Mário Patrão (39.º): “A navegação prima pela extrema dificuldade”
Mário Patrão, piloto apoiado pelo CRÉDITO AGRÍCOLA, continua a exercer um claro domínio na Classe Veteran Trophy do Dakar 2024. O piloto patrocinado pela CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA, que este ano disputa o Rali Dakar aos comandos da nova Honda CRF 450 RS2 Rally, voltou a vencer entre os veteranos na etapa que hoje ligou Al Duwadimi a Hail ao longo de 678 quilómetros, tendo ascendido ao 16º lugar do Ranking Rally 2.
O piloto também patrocinado pelo HOTEL ABRIGO DA MONTANHA tem demonstrado um andamento muito consistente e seguro nesta 46ª edição do Dakar. Hoje gastou 4h22m27s a disputar o setor seletivo de 458 quilómetros numa etapa que contou com um percurso que alternou entre areia e pedra, tornando-se por vezes mais acidentado. À geral mantém-se confortável na liderança da Veteran Trophy, dispondo de uma vantagem de 3h41m07s para o 2º classificado.
À chegada ao bivouac o piloto apoiado pela JOCEL salientou: “A navegação este ano prima pela extrema dificuldade. Se perdes o foco um minuto, deitas tudo a perder. Tenho feito o possível para segurar o primeiro lugar na minha classe, que é o objetivo pelo qual lutei e me preparei. As dunas hoje, fruto de estarem molhadas, tinham regos enormes, o que potencia quedas, como a que tive na semana passada. Optei por fazer uma condução focada, sem erros e, acima de tudo, sem quedas. Já só faltam quatro etapas, tenho de gerir bem, para que o primeiro prémio vá para Portugal”, revela Mário Patrão, também patrocinado pela BAHCO.
A etapa de amanhã, a nona desta edição, vai conduzir a comitiva de Hail até Al Ula. A especial terá 417 km e 222 de ligação. Poucos, ou nenhuns, dos principais concorrentes terão tempo para apreciar as magníficas paisagens desta etapa, que os levará ao limite. O início da especial aparentará ser rápida, mas essa ideia rapidamente dará lugar a uma outra bem distinta. A confiança e a habilidade serão muito importantes para encontrar o ritmo certo nos planaltos rochosos.