Rally Dakar 2024: Quem são os líderes das diversas categorias
Ao cabo de uma semana e mais de 2.384 quilómetros de especiais em terrenos variados, o Rali Dakar está exatamente a meio. Ricky Brabec com a Honda é o líder absoluto nas motos, o francês Jean-Loup Lepan comanda as Rally2, o argentino Manuel Andujar lidera nos Quads e Mário Patrão é o primeiro entre os Veteranos.
RALLY GP: HONDA COM VANTAGEM DE 51s!
Há quatro anos, Ricky Brabec (Monster Energy Honda) venceu o Dakar e conquistou duas vitórias em etapas ao longo do caminho. Será que o americano poderia adicionar um segundo troféu ao seu caso este ano, jogando novamente o jogo tranquilo? Rodando sem alarde, evitando erros e mantendo-se na posição ideal para seguir em frente sem correr riscos excessivos, Brabec assumiu as rédeas do rali nas Rally GP (classe de Protótipos) após a última especial da semana, sexta do rali. No top 3 desde o primeiro dia, o piloto da Honda foi ganhando vantagem sobre os seus rivais nas dunas do Empty Quartar.
Claro que com mais seis etapas extenuantes pela frente, a margem de menos de um minuto (51 segundos para sermos exatos) do americano sobre Ross Branch (Hero Motorsports) está longe de lhe garantir o triunfo, até porque há outros pilotos que há outros pretendentes a ter em conta. Adrien Van Beveren (Honda) aproveitou a longa etapa de 48 horas nas areias sauditas para reduzir a sua desvantagem para o grupo da frente. Agora em terceiro na geral com 9′21 ″, o francês continua a ser uma força a ter em conta à entrada da segunda semana. O mesmo acontece com Nacho Cornejo (Honda), vencedor das etapas 2 e 4, que está a apenas 14 minutos de seu companheiro e líder californiano na quarta posição da classificação geral.
Um pouco mais abaixo, Toby Price e Kevin Benavides hasteiam a bandeira da KTM, menos de meia hora atrás de Brabec. O australiano continua a ganhar tempo, esperando uma oportunidade para lançar o seu ataque, enquanto o argentino, ainda luta contra as sequelas de uma fratura na perna.
RALLY 2: JEAN-LOUP LEPAN, A SURPRESA
Nas motos de Rally 2 (motos réplica dos protótipos de fábrica), o incrível Jean-Loup Lepan assumiu a liderança após a etapa 6. O francês, sólido como uma rocha desde o início do Dakar, também conquistou as etapas 2 e 6 e, para completar, está em décimo. no geral, uma hora e meia atrás de Ricky Brabec . Agora em segundo lugar na classificação, Romain Dumontier manteve a liderança por um bom tempo, mas um problema de combustível na etapa 6 fê-lo perder 50 minutos para Lepan. A braços com uma costela partida, o vencedor do Mundial de Rally-Raides 2023 desta categoria, terá que cerrar os dentes até Yanbu para conseguir um lugar no pódio final. Harith Noah , Paolo Lucci e Bradley Cox aumentam a pressão a meia hora do líder. O jovem sobrinho de Heinz Kidigadner, Tobias Ebster , é outro homem a ser observado. O austríaco está no topo da tabela de classificação Original by Motul e conquistou a Etapa 5 na classe Rally 2.
O Troféu Veteranos Rally 2 o líder é liderado pelo piloto de Seia Mário Patrão (Crédito Agrícola / Honda), contando com mais de 3 horas de vantagem sobre o segundo, o checo David Pabiska (SP Moto Bohemia). O austríaco Tobias Ebster (, sobrinho do grande Heinz Kinigadner, é o atual lider do Troféu Júnior Rally 2, categoria em que o português Bruno Santos (Husqvarna X-Raids Experience) ocupa um brilhante terceiro lugar. Por último na categoria Senhoras, a britânica campeã mundial de enduro feminina Jane Daniels, que participa com a equipa de fábrica da Fantic Racing, lidera com uma vantagem de 3h23m sobre a alemã Yael Kadshai (Nomad Racing).
QUADS: ANDUJAR E GIRAUD NA LUTA
Por fim, na corrida dos Quads (quadriciclos), o argentino Manuel Andújar e o francês Alexandre Giroud – os dois vencedores das três edições anteriores – lideram por esta ordem a classificação. No entanto, enquanto os especialistas do Dakar ganhavam força, o brasileiro Marcelo Medeiros entrou em cena dançando ao som do samba e assumindo o controle nas duas primeiras etapas. Andújar terminou no pódio destas especiais enquanto esperava pela etapa 4 para bater o martelo, garantindo a vitória da etapa e a liderança geral com o bicampeão francês na sua cola. Andújar está 20 minutos à frente de Giroud e 45 minutos à frente de Medeiros.
Após o dia de Descanso, a competição prossegue este domingo, 14 de janeiro, com a 7ª etapa Riade – Al Duwadimi com um total de 873 quilómetros, dos quais 483 em especial cronometrada. A primeira parte é um labirinto de canyons, seguido por dunas.