Dakar 2024: Pela primeira vez o Dakar sem bandeiras!
Faltará ao Rally Dakar 2024 algo que até agora todos os veículos participantes da corrida sempre ostentaram. Pela primeira vez, carros, motos, camiões ou quadriciclos não terão as bandeiras nacionais dos seus pilotos.
Isto foi estabelecido pelo organizador do evento, a Amaury Sport Organization (ASO) e pelas federações internacionais, que o incluíram em regulamentos específicos para a primeira prova do Campeonato do Mundo de Rally Raides 2024 (W2RC).
Especificamente, o artigo 6.1.1, seção 3 especifica claramente que “nenhuma bandeira é permitida ao lado do nome do piloto”. Algo tradicional não só no Rally Dakar, mas em todas as competições automobilísticas da FIA.
No entanto, tanto o Regulamento Desportivo da FIA (automóveis, side by side e camiões) como o da FIM (motos e quadriciclos) estabelecem (no artigo 21.1 do Regulamento Desportivo de 2024) que a identificação do piloto e co-piloto deve aparecer a bandeira nacional ao lado da inicial do nome e sobrenome de cada ocupante. É um regulamento que regula todo o Raid World Rally Championship (W2RC), pelo que em princípio a proibição de bandeiras só se aplicará ao Rally Dakar
Esta medida insere-se no cenário geopolítico especial que rodeará a 46ª edição do Dakar, com a guerra entre Israel e Gaza não muito longe do território saudita.