MotoGP: O que Bagnaia precisa para ser coroado campeão no sábado
Pela segunda vez, Bagnaia lidera a classificação do MotoGP rumo à decisão do título de Valência. No sábado, Martin certamente vai colocar toda a carne no assador para vencer pela sétima vez uma corrida Sprint, mas as contas não favorecem o piloto espanhol.
O piloto de fábrica da Ducati tem uma vantagem de pontos semelhanteao ano passado quando estava 23 pontos à frente de Fabio Quartararo (Yamaha). Este ano Bagnaia lidera com 21 pontos de vantagem sobre Jorge Martin (Pramac), mas a grande diferença é a inclusão de uma corrida Sprint em cada fim de semana em 2023.
Isso significa que ainda existem 37 pontos em vez de 25 disponíveis em Valência, aumentando as chances de Martin em relação aos confrontos anteriores, mas também significa que o italiano pode conquistar o título no sábado.
12 pontos estão disponíveis para a vitória no Sprint, o que significa que Bagnaia – tendo vencido seis Grandes Prémios em comparação com quatro de Martin, e por isso terá um desempate se os pontos forem iguais – precisa de aumentar a sua vantagem no título para pelo menos 25 pontos após o Sprint.
Estes são os cenários finais para Bagnaia ser coroado no sábado e evitar um confronto de alta pressão no domingo:
Bagnaia será campeão no sábado em Valência se…
- Vence e Martin não termina melhor que terceiro
- Termina em 2º e Martin não termina melhor que 5º
- Termina em 3º e Martin não termina melhor que 7º
- Termina em 4º e Martin não termina melhor que 8º
- Termina em 5º e Martin não termina melhor que 9º
- Termina em 6º e Martin não consegue marcar nenhum ponto.
No entanto, isso pode ser uma tarefa difícil para Bagnaia, uma vez que Martin venceu 6 das últimas 7 corridas Sprint (e 2º atrás de Alex Márquez na outra) e nem sequer estamos a imaginar outros cenário, senão de vermos Martin partir de faca nos dentes para o Sprint de sábado.
Assim, imaginando que Martin vence a corrida Sprint e Bagnaia fica em segundo, o italiano perderá três pontos da liderança do título e partirá para a corrida de domingo 18 à frente do espanhol. Se Martin também vencer no domingo, Bagnaia apenas precisa de terminar entre os nove primeiros para manter o título.
No entanto, se a tendência recente continuar, de Martin não apenas vencer Bagnaia no Sprint, mas com vários pilotos no meio, a matemática de domingo mudará. Por exemplo, a média de Martin no Sprint desde o acidente de Bagnaia na Catalunha é o 1º lugar, em comparação a média de Bagnaia é 4º lugar. Se essas posições se repetirem no sábado, Bagnaia partirá para o confronto de domingo com 15 pontos de vantagem para o título. Se Martin vencesse novamente no domingo, Bagnaia poderia terminar em sexto lugar (10 pontos)e renovar o título mundial.