MotoGP – Assim está o campeonato antes da final em Valência
A decisão do título de pilotos de MotoGP de 2023 fica mesmo adiada para a última ronda, mas podia não ser esse o caso se o campeão tivesse tido uma melhor corrida sprint.
Jorge Martín ganhou vantagem depois da prova de sábado em Losail, vencendo e ficando a apenas sete pontos de Francesco Bagnaia, que terminou em quinto. Contudo, a situação mudou (e muito) de figura no domingo, com Pecco a terminar em segundo, apenas atrás de Fabio Di Giannantonio, e Martín com muitas dificuldades (e com queixas dos pneus da Michelin) a conseguir apenas seis pontos, fruto de um décimo lugar. A distância entre os dois é de 21 pontos com 37 em disputa em Valência.
Atrás desta luta pelo título, o terceiro e o quarto lugar do campeonato estão fechados. Marco Bezzecchi só conseguiu três pontos ao longo do fim de semana, tendo sido 13.º em ambas as corridas, estando a 111 pontos da liderança, mas já tem 58 de vantagem sobre Brad Binder, que também conseguiu pontos suficientes para terminar no quarto posto.
O sul-africano conquistou 14 pontos na prova do Qatar, depois de um sétimo lugar no sprint e um quinto posto na corrida longa. Com apenas 37 pontos em disputa em Valência, a sua vantagem de 64 pontos sobre Johann Zarco é suficiente para confirmar o quarto lugar no campeonato.
A luta pelo quinto lugar, por outro lado, está bastante animada. Johann Zarco ocupa essa posição neste momento, com 204 pontos, mais seis do que Aleix Espargaró. Luca Marini está em sétimo, a quatro pontos do piloto da Aprilia e Maverick Viñales está a dois pontos de Marini. Isto faz com que haja apenas 12 pontos a separar estes quatro pilotos.
Top-10:
- Francesco Bagnaia – 437 pontos
- Jorge Martín – 416 pontos
- Marco Bezzecchi – 326 pontos
- Brad Binder – 268 pontos
- Johann Zarco – 204 pontos
- Aleix Espargaró – 198 pontos
- Luca Marini – 194 pontos
- Maverick Viñales – 192 pontos
- Fabio Quartararo – 167 pontos
- Álex Márquez – 165 pontos