Monte Gordo Sand Experience, 2.º dia: Novo triunfo de Martens, lusos no Top 10
A segunda e última corrida da Monte Gordo Sand Experience realizou-se este domingo, naquela que foi a ronda de encerramento da Taça do Mundo de Corridas em Areia.
Yentel Martens dominou a corrida praticamente desde o seu início. O belga chegou ao Algarve com 18 pontos de desvantagem para Todd Kellett no campeonato e sabia que tinha de atacar para terminar de novo na frente do britânico. Se bem o pensou, melhor o fez…
Martens não deu qualquer hipótese aos seus adversários e, volta após volta, foi ampliando a sua vantagem sobre Kellett para, no cair da bandeira de xadrez, triunfar com uns expressivos 1m31s sobre o piloto da Yamaha
Apesar da dupla vitória de Yentel Martens em terras portuguesas, o piloto da Honda viu Todd Kellett levar consigo o título de vencedor da primeira edição de sempre da Taça do Mundo de Corridas em Areia.
A verdade é que o n.º 1 chegou a Monte Gordo bastante debilitado fisicamente depois de uma queda sofrida em Outubro que o levou a não poder treinar durante várias semanas. Ainda assim, Kellett conseguiu dois 2.º lugares, mais que suficientes para garantir a conquista da coroa!
Daymond Martens repetiu o 3.º posto de sábado com uma prestação muito consistente mas, desta vez, o belga não conseguiu acompanhar o ritmo do duo da frente. A fechar o Top 5 ficaram Camille Chapeliere e Maxime Sot.
Portugueses em destaque
Se no sábado ambos foram afastados devido a problemas mecânicos, desta vez Luís Outeiro e Paulo Alberto fizeram jus às expectativas que sobre eles recaiam.
Luís Outeiro foi simplesmente um dos homens da corrida! No final da primeira volta, o piloto da Yamaha era apenas 19.º mas rapidamente “arregaçou as mangas” e começou a subir na classificação. Ainda antes dos 30 minutos de prova, o ribatejano já estava no Top 10 mas mostrava querer mais… Com tempos por volta equivalentes aos dos cinco primeiros, o jovem de Alqueidão entrou na derradeira volta “de faca nos dentes” e ultrapassou Timothee Collet, cortando a meta num espetacular 7.º lugar!
Por sua vez, Paulo Alberto arrancou em 3.º mas pouco depois subiu para 2.º, posição em que permaneceu durante 10 minutos. O piloto da Yamaha esteve sempre entre os mais rápidos em pista e, ao fim dos primeiros 45 minutos, ocupava o 4.º posto. Infelizmente, na altura do reabastecimento, o leiriense perdeu algum tempo e desceu para 10.º. Apesar disso, não deixou de atacar nos últimos momentos da prova e terminou numa ótima 9.ª posição!
Melhor luso na corrida de sábado, Ricardo Freire arrancou em 14.º e foi de novo muito consistente. O jovem da Figueira da Foz manteve sempre um ritmo muito rápido e tentou não cometer muitos erros. No cair da bandeira de xadrez, o piloto da KTM viu o seu esforço recompensado por um 13.º posto que, somado ao 11.º lugar de sábado, lhe deu uma fantástica 10.ª posição na classificação geral dos dois dias de competição da Monte Gordo Sand Experience!
Gonçalo Reis voltou a provar que a idade é apenas um número… numa prova de 1h30m, o veterano levou a novíssima GasGas EC500F novamente a um lugar no Top 15, tal como já tinha acontecido na corrida de sábado.
Com apenas 19 anos de idade, Alex Almeida concluiu a prova de domingo no 18.º posto, melhorando significativamente o seu resultado face ao dia anterior. Pedro Rino havia terminado no Top 20 no sábado e, desta vez, cortou a meta em 24.º. Ainda no lote dos trinta primeiros terminaram Saúl Pereira (3.º melhor na categoria Veteranos) e João Duarte.
Nas classes que realizaram apenas 45 minutos de prova, Martim Espinho e Guilherme Leandro foram 2.º e 3.º na classe Junior 1 com as suas motos de 125cc 2T. Por sua vez, Rodrigo Castro e António “Toni” Silva foram 3.º e 4.º na categoria Vintage 1.
Sem dúvida que a Monte Gordo Sand Experience foi um sucesso. Que venha a edição de 2024!
:.
(Foto: A2 Comunicação)