Moto3, Malásia, Corrida: Veijer estreia-se a vencer, Sasaki a 13 pontos de Masia
Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) foi o vencedor do Grande Prémio da Malásia de Moto3. O neerlandês cumpriu a distância em 33:30.072 minutos, batendo Ayumu Sasaki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) por 66 milésimos, com Jaume Masia (Leopard Racing) em terceiro, a 328 milésimos.
Trata-se da primeira vitória de Veijer no Mundial de velocidade, num ano em que o neerlandês já tem tido algumas prestações assinaláveis, mas ainda não tinha conseguido estrear-se a vencer. Veijer quebrou esse enguiço em Sepang, batendo os dois primeiros do campeonato, tendo sido também importante durante a corrida para ajudar Sasaki a conter Masia. Contudo, no final, Veijer não quis saber de hipotéticas ordens de equipa, fazendo aquilo que precisava para vencer.
Sasaki terminou, ainda assim, à frente de Masia, estando a 13 pontos do piloto espanhol quando já só faltam duas corridas para o final da época, no Qatar e em Valência. Os outros dois candidatos ao título, David Alonso e Daniel Holgado, despediram-se hoje dessa possibilidade, depois de o colombiano, que tentava recuperar depois de uma má qualificação, ter caído sozinho, levando à queda de Holgado, que seguia logo atrás, tal como de Diogo Moreira e Riccardo Rossi.
Ivan Ortolá terminou no quarto lugar, à frente de David Muñoz, em quinto. Adrián Fernández concluiu na sexta posição, com Xavier Artigas em sétimo e Joel Kelso em oitavo. Filippo Farioli e Ryusei Yamanaka fecharam o top-10, à frente de Matteo Bertelle e Deniz Öncü, que estiveram no grupo da frente até ao final, mas viram-se envolvidos num incidente com José Antonio Rueda que os atrasou.