Motocross: Faleceu Luís Silva
Faleceu um dos pilotos de referência do Motocross português dos anos 90: Luís Silva deixou-nos esta quarta-feira aos 59 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Natural da localidade ribatejana de Marinhais, o “Bija” teve uma carreira de mais de 15 anos nos campeonatos nacionais de Motocross e Supercross.
Vice-campeão nacional de Motocross na cilindrada 125cc em 1993, Silva levou nesse ano a Husqvarna à sua primeira vitória de sempre na história da FMP (na altura, FNM).
Durante mais de uma década, o ribatejano foi sempre candidato a lugares no Top 3 em cada corrida e em cada campeonato em que participou.
A nível internacional, foi um dos portugueses que participou na primeira prova de sempre do campeonato do mundo de Motocross 125cc em Águeda em 1985.
Além disso, competiu em diversas provas do campeonato europeu de Motocross na classe 250cc e fez parte da seleção portuguesa que venceu o Troféu Mediterrânico de MX em 1994 na Tunísia – aliás, foi ele o vencedor individual absoluto!
Chegou a representar a Suzuki Motogomes e a Kawasaki Rómoto mas a sua paixão eram as motos europeias, primeiro a Cagiva, depois a Husqvarna – foi com essas marcas que competiu na maior parte da sua carreira.
Depois de se retirar, chegou a treinar jovens valores do Motocross do final dos anos 90 como Ricardo Aires e Vasco Martins.
O funeral de Luís Silva têm lugar no dia 9 de Novembro às 15.30h na Igreja Paroquial de São Miguel em Marinhais.
Descansa em paz, Luís. Muito obrigado por todo o conhecimento que partilhaste com a minha geração!
:.
(Foto: MotoJornal, Manuel Gomes e Photo Jorge)