WSBK: Campeonato Mundial Feminino estreia-se em 2024
Com uma nova temporada surgem novas oportunidades e 2024 não é exceção com a introdução do novel Campeonato do Mundo Feminino de Motociclismo, a integrar várias etapas do Calendário do Mundial de Superbike.
A emoção está a aumentar com o primeiro Campeonato Mundial Feminino de Motociclismo da FIM, previsto para começar em 2024. Este evento inovador promete ser uma adição emocionante ao mundo do motociclismo, com mulheres piloto competindo num cenário global.
Os principais detalhes sobre a nova série foram revelados numa conferência de imprensa realizada durante a ronda espanhola de Jerez com o Presidente da FIM Jorge Viegas, a Diretora da Comissão Feminina de Motociclismo da FIM Janika Judeika, o Diretor Executivo do WorldSBK Gregorio Lavilla e o Presidente e CEO Eric de Seynes da Yamaha Motor Europe. Também presente na ocasião, a Campeã Europeia Feminina de 2023, Beatriz Neila.
O estreante Campeonato do Mundo Feminino FIM 2024, será composto por seis jornadas e um teste de pré-temporada, sendo todas as provas no Campeonato do Mundo de Superbike.
Calendário do Mundial de Motociclismo Feminino 2024
- Itália, Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli” – 14 a 16 de junho
- Reino Unido, Circuito de Donington Park – 12 a 14 de julho
- Portugal, Autódromo Internacional do Algarve – 9 a 11 de agosto
- Húngria, Circuito de Balaton Park – 23 a 25 de agosto
- Itália, Circuito de Cremona – 20 a 22 de setembro
- Espanha, Circuito de Jerez-Angel Nieto – 11 a 13 de outubro
Programa de cada ronda: Superpoles na sexta-feira, Corrida 1 no sábado e Corrida 2 no domingo, oferecendo aos fãs um fim de semana completo de corridas cheias de adrenalina.
Motos Yamaha YZF-R7
A Yamaha, com o seu modelo Yamaha YZF-R7, servirá como único fabricante para o Campeonato. Os futuros pilotos podem se inscrever durante o processo de pré-inscrição, que vai de 13 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. A confirmação da participação das concorrente é esperada até 15 de fevereiro de 2024.
Os pilotos devem ter no mínimo 18 anos e podem optar por correr com o nome de uma equipa, dando um toque personalizado ao Campeonato. A taxa de inscrição para pilotos permanentes é de € 25.000, incluindo um pacote completo, como o uso da Yamaha YZF R7 MY 2023, um kit de corrida GYTR, pneus Pirelli, combustível, serviço de corrida e acesso ao Paddock Village.
Sobre o novo campeonato feminino, Jorge Viegas, afirmou: “Na FIM, temos trabalhado muito para incluir cada vez mais mulheres nas corridas nos últimos 20 anos, desde que criámos a Comissão Feminina. Já temos Campeonatos Femininos de Motocross, Enduro, e Trial, e teremos o Speedway muito em breve. Quando começámos a pensar num Campeonato de Circuito, a Dorna abraçou esse projeto e estamos a trabalhar juntos desde abril. Acho que o Gregorio (Lavilla) fez um trabalho muito bom . Há muita procura de mulheres para participar deste campeonato. Haverá mulheres vindas do Japão, dos Estados Unidos, da América Latina e da Europa, claro. Acho que será um grande sucesso.” Concluiu o Presidente da FIM.