WSBK, Jerez, Corrida 1: Bautista vence e torna-se bicampeão do mundo!
Álvaro Bautista garantiu há um ano o primeiro título mundial da Ducati desde Carlos Checa em 2011. Com a vitória na primeira corrida do Mundial de Superbike 2023, em Jerez, o espanhol somou um segundo título e igualou o lendário Carl Fogarty.
O piloto de 38 anos de Talavera de La Reina chegou ao último encontro da temporada em Jerez com uma vantagem de 60 pontos sobre Toprak Razgatlioglu. Se o turco tivesse vencido, o 14º lugar de Bautista na primeira corrida teria sido suficiente para conquistar o título mais cedo. Álvaro atuou no estilo de um campeão na sua corrida em casa – e venceu a partir da pole position de forma excepcional!
Para a Ducati é a 19ª vitória no campeonato de fabricantes e o 16º título de pilotos. Com dois Campeonatos do Mundo de Superbike, 57 vitórias e 87 lugares no pódio, Bautista é um dos pilotos de maior sucesso na categoria superior do campeonato mundial de série e já é o piloto de maior sucesso da Ducati. Bautista é apenas o sexto piloto a defender com sucesso o seu título.
O espanhol decidiu no dia 4 de maio continuar a busca pelo título com a Ducati no Campeonato Mundial de Superbike em 2024. Com a mudança de Toprak Razgatlioglu para a BMW e de Jonathan Rea para a Yamaha, Bautista é mais uma vez o favorito.
Toprak tentou o impossível
Razgatlioglu , grande rival do piloto da Aruba.it Racing Ducati, largou em desvantagem, partindo para a corrida do sétimo lugar. Mas, todos sabemos que o turco nunca deita a toalha ao chão, e num piscar de olhos ficou em segundo lugar depois de superar Jonathan Rea.
A 17 voltas do final, Remy Gardner beijou o asfalto na curva 8. O australiano perdeu o controle da sua moto, embateu ao de leve em Axel Bassani e e não conseguiu evitar um queda violenta. Axel Bassani teve sorte no acidente. Esquivou da bala por pouco (embora no último terço da prova tenha sofrido um acidente que o deixou nocaute). Entretanto, o ex-campeão de Moto2 (em 2021) teve de ser levado ao centro médico.
A meio da corrida ficou claro que Bautista venceria com muita facilidade. Abriu uma brecha aos poucos e a sete voltas do final liderava com quase três segundos de vantagem sobre Toprak. No final, Álvaro pilotou a sua Ducati Panigale V4 com grande desenvoltura . Sem cometer erros. Razgatlioglu e Andrea Locatelli completaram o pódio deste primeiro longo teste da ronda de Jerez.
Bautista embolsou o seu segundo título mundial de Superbike graças à sua 25ª vitória na temporada de 2023 (a 57ª da sua carreira nesta categoria). O seu domínio tem sido avassalador. Ninguém conseguiu vencê-lo e ele é um campeão justo. É a terceira coroa que um espanhol conquista na competição de motos derivadas de série. Carlos Checa foi o pioneiro com o título SBK.
“Estou muito feliz. É incrível ganhar o título e é ainda mais incrível repeti-lo consecutivamente. E ainda por cima ganhei-o em Espanha diante dos meus adeptos . Foi um dia perfeito para mim. Agradeço a todos: à minha família, à Ducati e aos fãs. Não poderia vencer de maneira melhor”, disse Bautista depois de muitas dificuldades em vestir o fato dourado de Campeão do Mundo 2023.