Moto3, Deniz Oncu (1º): “Estava gelado depois de dez voltas”
O clima frio e tempestuoso previsto para domingo em Phillip Island confirmou-se, forçando ao cancelamento da corrida sprint de MotoGP, mas não antes de Deniz Öncü, da Red Bull KTM Ajo, ter enfrentado essas condições para a sua terceira vitória da temporada na Moto3.
Houve muitas dúvidas sobre o estado da pista para a corrida de Moto3, devido ao mau tempo na manhã de domingo, não a chuva, mas especialmente as fortes rajadas de vento que deixaram os chefes de equipa apreensivos. O pelotão das motos leves, completou o aquecimento e conseguiu entrar na grelha para a corrida de 21 voltas, mas a superfície da pista e o ar turbulento eram o problema. Daniel Holgado (KTM Tech3) caiu na volta de apresentação junto com outros três pilotos, e precisou de ir às boxes para reparar a moto.
Dado o início para a corrida, Deniz Oncu (Red Bull KTM Ajo) desde logo entrou no grupo da frente de cinco pilotos. Porém, cometeu três pequenos erros a 7 voltas do fim e perdeu terreno, mas foi capaz de ir na perseguição do líder Ayumu Sasaki (Husqvarna Intact GP). Oncu ultrapassou os japonês na Curva 10 e segurou as coisas até à linha de chegada para conseguir a sua terceira vitória e o sexto pódio do ano.
“Uma corrida muito longa! Já estava gelado depois de dez voltas e era difícil concentrar-me”, comentou Oncu no término de uma corrida muito dura, onde manter o equilíbrio nas leves Moto2 sobre o lençol de água exigia dotes de acrobata. “Tentei ser o mais limpo possível e não tinha objetivo depois de me atrasar, só queria terminar da melhor forma possível e por isso este resultado foi para mim uma surpresa. Fizemos um bom trabalho como equipa e quero agradecer-lhes por sempre me incentivarem a dar o meu melhor.”
Concluiu o jovem turco que está em quinto lugar no mundial de Moto3, mas empatado em pontos com o 4º classificado David Alonso (GASGAS Aspar Team) – ambos somam 180 pontos. Após 15 provas, a tabela de Moto3 é liderada pelo espanhol Jaume Masia (Honda Leopard Racing), com Ayumu Sasaki (Husqvarna Intact GP) em segundo, a somente 4 pontos do líder. Dani Holgado ocupa o terceiro lugar nos pontos.
Segue-se o GP da Tailândia, já no próximo fim-de-semana e mais três etapas (Malásia, Qatar e Valência) para definir o novo campeão do mundo.