MotoGP, Indonésia: Pilotos Ducati em maré de azar
Para o Grande Prémio da Indonésia, em Mandalika, há duas baixas previsíveis nas hostes da Ducati: Marco Bezzecchi que fracturou a clavícula direita quando estava a fazer flat track no Rancho de Valentino Rossi, e o piloto de testes Michele Pirro que se lesionou no passado domingo em Imola numa prova do Campeonato Italiano de Velocidade (CIV) na categoria Superbike.
A praga de lesões da Honda foi transferida para a Ducati , embora, neste último caso, os infortúnios não tenham origem numa moto traiçoeira, mas, nas sua maioria, de acidentes evitáveis. Mas, entre uma coisa e outra, apesar de ter oito pilotos nas Desmosedici no MotoGP, apenas metade deles chegará saudável a Mandalika. Os que estão fisicamente no seu melhor são Pecco Bagnaia, o líder do Campeonato do Mundo, Jorge Martín , segundo com três pontos, Johann Zarco e Fabio Di Giannantonio.
Depois, há quem viaje para se testar depois de não ir ao Japão. Isso acontece com Álex Márquez , que está com três costelas fraturadas no lado esquerdo, mas que viajará. “Tomo isso como um teste para consultas posteriores”, disse o piloto de Cervera.
Algo semelhante acontece com Luca Marini, que colidiu com Marco Bezzecchi no sprint do Grande Prémio da Índia e fraturou a clavícula direita . Fez uma cirurgia em Itália, não foi para Motegi e volta para a Indonésia.
Mais em dúvida está Marco Bezzecchi. No sábado, quando treinava flat track no Rancho de Valentino Rossi em Tavullia, o italiano sofreu um incidente e fracturou a clavícula direita. Já foi operado e ele próprio decidirá se vai para Lombok. A sua ausência é um sério revés para as suas aspirações, visto que está em terceiro lugar no Mundial, 54 pontos atrás de Bagnaia e sabe que um zero o deixa quase sem opções.
Espera-se que Enea Bastianini viaje, com a Ducati oficial. O seu ano está a ser um pesadelo. Caiu na estreia em Portimão e fraturou a clavícula direita. Isso o deixou KO quatro vezes e voltou em Mugello. Mas em Barcelona, fracturou o tornozelo e a mão esquerda. Enea esteve ausente das provas de Misano, Índia e Japão.
Noutras ocasioões Bastianini foi substituído pelo piloto de testes Michele Pirro, mas o veterano piloto lesionou-se neste domingo em Ímola . Para ser mais ativo durante a temporada, Pirro costuma participar do Campeonato Italiano de Velocidade (CIV) na categoria Superbike.
O italiano já foi campeão diversas vezes e disputava o título com Lorenzo Zanetti . Michele deveria vencer a corrida 2 depois de cair na corrida 1, mas o seu rival atingiu-o por trás e caiu. Conseguiu voltar à prova terminar, mas a coroa foi para Zanetti, que também conduz uma Ducati. Michele Pirro quebrou o maléolo do tornozelo esquerdo e foi operado em Modena, onde encontrou ‘Bez’.