BSB, Donington Park: Triunfo de Kyle Ryde em corrida dramática para a Beer Monster Ducati
A luta para encontrar o Campeão Britânico de Superbike em 2023 intensificou-se na penúltima ronda da temporada em Donington Park, quando os companheiros de equipa da BeerMonster Ducati se enfrentaram na segunda corrida e colidiram entre si e cairam; Kyle Ryde ((Yamaha LAMI OMG Racing) venceu e aproveitou para consolidar o terceiro lugar no campeonato.
Na segunda corrida do fim de semana em Donington Park no passado fim de semana, houve uma batalha a sete pela liderança, mas a rivalidade entre os companheiros de equipa da BeerMonster ferveu e terminou com Bridewell colidindo com Irwin em Melbourne e os dois a cair.
À medida que a corrida continuava, Kyle Ryde procurou tirar vantagem e fez exatamente isso, vencendo a corrida pela atual campeã LAMI OMG Racing Yamaha para continuar a recuperar a vantagem na classificação. Apesar de uma terceira corrida difícil para Ryde, terminando em décimo segundo lugar, quase reduziu pela metade a vantagem para Bridewell na classificação, com agora apenas 35 pontos de desvantagem antes da ronda final em Brands Hatch.
A quinta vitória de Ryde veio quando a corrida foi sinalizada por chuva na volta 17, mas também foi bem sucedida para Leon Haslam e a ROKiT BMW Motorrad Team, que também capitalizou a pontuação sem pontos dos pilotos da BeerMonster Ducati.
No entanto, poderia ter sido mais para Haslam, já que o seu fim de semana terminou com dor de cabeça. Mantinha outra forte segunda posição na corrida final quando um problema técnico encerrou a sua investida e causou uma bandeira vermelha. O ‘Pocket Rocket’ tem uma desvantagem de 41 pontos para Bridewell, mas chegará à rodada final a lembrar-se que em 2017 a sua vantagem de 32 pontos na classificação antes do final da temporada foi dizimada, perdendo o título para Shane ‘Shakey’ Byrne por apenas seis pontos.
A dupla BeerMonster Ducati também não conseguiu se recuperar na corrida três, já que Irwin saiu instantaneamente da corrida com um problema técnico após a primeira curva da primeira volta e Bridewell teve dificuldades, caindo para nono.
Enquanto os principais candidatos ao título tiveram um Donington Park desastroso, Jason O’Halloran regressou às vitórias na terceira corrida, enquanto Christian Iddon, da Oxford Products Racing Ducati, foi o único piloto a conseguir um duplo pódio nas duas corridas de domingo. Josh Brookes, da FHO Racing BMW Motorrad, também voltou ao pódio na terceira corrida para mostrar o seu bom ritmo em piso molhado.
Restam agora três corridas na batalha para encontrar o Campeão Britânico de Superbike em Brands Hatch, com um máximo de 105 pontos disponíveis no Showdown final. Tommy Bridewell recuperou a liderança da classificação no final do fim de semana, mas ainda restam apenas 7,5 pontos a separar a dupla antes da decisão do título de Brands Hatch (13/14/15 de outubro).
Oito pilotos permanecem a 105 pontos de Bridewell no topo da classificação. Ryde e Haslam lideram o grupo de perseguidores, 35 pontos e mais seis pontos, respectivamente, à deriva, com Lee Jackson 2,5 pontos atrás de Haslam. Enquanto isso, O’Halloran, Brookes e Iddon permanecem em disputa matemática.
BSB Donington Park – Corrida 2: 1º Kyle Ryde (LAMI OMG Racing Yamaha);2º Leon Haslam (ROKiT BMW Motorrad) +0,224s; 3º Christian Iddon (Oxford Products Racing Ducati) +1.489s; 4º Lee Jackson (Cheshire Mouldings Kawasaki) +1.755s; 5º Jason O’Halloran (McAMS Yamaha) +2.138s; 6º Ryan Vickers (LAMI OMG Racing Yamaha) +3.791s; etc. BSB Donington Park – Corrida 3: 1º Jason O’Halloran (McAMS Yamaha): 2º Christian Iddon (Oxford Products Racing Ducati) +6.936s; 3º Josh Brookes (FHO Racing BMW Motorrad) +10.884s; 4º Charlie Nesbitt (MasterMac Honda da Hawk Racing) +13.561s; 5º Jack Kennedy (Yamaha Mar-Train Racing) +16.183s; 6º Storm Stacey (Starline Racing Kawasaki) +16.414s; etc.
Campeonato: 1º Tommy Bridewell (BeerMonster Ducati) 368 pontos; 2º Glenn Irwin (BeerMonster Ducati) 360.5; 3º Kyle Ryde (Yamaha LAMI OMG Racing) 333; 4º Leon Haslam (ROKit BMW Motorrad) 327; 5º Lee Jackson (Cheshire Mouldings Kawasaki) 324,5; 6º Jason O’Halloran (McAMS Yamaha) 317,5; etc.