Moto2, Japão, T3: Hat trick de Chantra antes da qualificação

Por a 30 Setembro 2023 02:06

Somkiat Chantra (IDEMITSU Honda Team Asia) foi o piloto mais rápido da terceira sessão de treinos do Grande Prémio do Japão de Moto2. O tailandês fez a sua melhor volta em 1:49.978 minutos, batendo Ai Ogura (IDEMITSU Honda Team Asia) por 277 milésimos, com Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) em terceiro, a 404 milésimos.

Chantra termina assim as três sessões de treinos na frente, partindo com confiança para a Q2, ficando à frente de Ogura, que caiu nos instantes finais, e de Acosta, líder do campeonato. Arón Canet não melhorou o tempo do dia de ontem, mas termina no quarto lugar da tabela combinada, à frente de Sam Lowes, Fermín Aldeguer, Joe Roberts, Marcos Ramírez, Tony Arbolino e Manuel González, que fecham o top-10. Sergio García, Dennis Foggia, Barry Baltus e Filip Salac também estão apurados para a Q2, embora o checo tenha sido um milésimo de segundo mais lento em comparação com o melhor tempo de ontem. Bo Bendsneyder ficou em 15.º, a 18 milésimos de Salac, e vai ter de passar pela Q1, tal como os outros pilotos que acabaram fora dos 14 primeiros.

Filme da sessão

Somkiat Chantra com uma volta de 1:50.936 minutos liderava a tabela de tempos combinada, à frente de Aron Canet, Sam Lowes e Pedro Acosta, antes do início do terceiro treino livre que iria definir os pilotos que passaria diretamente à Q2. O tempo estava com nuvens baixas, ameaçando a chegada de chuva que felizmente não chegou.

Acosta começou por liderar com o tempo de referência de 1:50.382 minutos, com Marcus Ramirez e Chantra já no encalce do espanhol. Albert Surra foi o primeiro a cair e a motivar as primeiras bandeiras amarelas. A 15 minutos do final da sessão, Tony Arbolino subia ao sexto lugar, atrás de Ai Ogura, enquanto Jake Dixon detinha o sétimo tempo. O japonês da Honda Team Asia estava bastante mais rápido que Arbolino e Dixon, a 373 milésimos de Acosta que mantinha longe os rivais. A 9 minutos do final Albert Arenas (P13) e Joe Roberts (P14) tinham os seus lugares em perigo nos tempos combinados, com o risco de não conseguirem o passe à Q2.

A 4 minutos do final Ai Ogura passava para a frente da sessão com uma volta de 1:50.255 minutos, com Acosta a 158 milésimos, situação que não duraria muito já que Marcus Ramirez roubava a posição de líder ao japonês. Fora  dos 14 primeiros, Arbolino e Dixon tinham de dar tudo no último time attack para evitar a ida ao Q1. O italiano conseguia subir a P9 e resolvia o problema mas o mesmo não acontecia a Jake Dixon que tem quer ir à primeira qualificação, tal como Aron Canet. No final, os dois pilotos da Honda Team Asia, Chantra e Ogura terminavam no topo dos tempos, à frente de Acosta, Sam Lowes e Fermin Aldeguer. Ricardo Ferreira

A Q1 de Moto2 tem início agendado para as 5h45 desta madrugada, 13h45 em Motegi.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x