WSBK, Portimão, TL2: Bautista a 100%, BMW na frente das motos japonesas

Por a 29 Setembro 2023 22:52

Enquanto Álvaro Bautista terminou o dia com uma impressionante simulação de corrida no primeiro dia de treinos para o Campeonato do Mundo de Superbike de 2023 em Portimão, dois pilotos da BMW, Garrett Gerloff e Michael vd Mark, ficaram entre os seis primeiros. Michele Rinaldi e Jonathan Rea também se destacaram na tabela de tempos, Toprak Ragatioglu foi o rei do espetáculos com os seus voos na curva 8.

Foi uma exibição forte para as Ducatis de fábrica de Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) e do companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi. Bautista foi o melhor durante a maior parte da sessão de FP1 antes de terminar em segundo, mas melhorou à tarde e esteve confortavelmente à frente dos adversários por mais de meio segundo durante a maior parte da sessão. 1m40,476s foi o tempo inicial de Bautista, mais rápido que o tempo mais rápido do TL1, à medida que os tempos caíam ao longo da segunda sessão. Rinaldi, foi quinto no TL1 antes de consolidar sua presença entre os cinco primeiros da tarde. Chegou ao P2 a menos de dez minutos do final, atrás do companheiro de equipe Bautista. No final do dia, o espanhol liderava por mais de um quarto de segundo e Rinaldi ficou em 3º, atrás do texano Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW).

Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) voltou aos três primeiros em Portimão, uma pista onde venceu cerca de 13 vezes e estará ansioso para aumentar essa contagem neste fim de semana, se for possível lutar na frente. Rea não conseguiu igualar a velocidade das Ducatis no TL2, embora a Kawasaki ZX-10RR estivesse na disputa nos setores sinuosos dois e três. O companheiro de equipa Alex Lowes está de volta à ação depois de ter falhado Aragão e ter sido declarado apto para a etapa portuguesa, estando também a lutar por um fim de semana forte. Rea terminou em quarto quando a bandeira quadriculada foi hasteada na sexta-feira, enquanto Lowes foi 14º, mas a menos de um segundo de um dia muito disputado em Portugal.

A BMW esteve em grande forma mais uma vez, especialmente com Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW), que escreveu mais manchetes para o fabricante ao superar o FP1 por mais de quatro décimos de segundo, embora não tenha melhorado o seu tempo durante a tarde. Os seus 1m40,763s colocaram-no em segundo nos tempos combinados, enquanto Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) foi P6 e líder da equipa de fábrica. O companheiro de equipe Scott Redding só conseguiu o 16º lugar , uma posição atrás de Loris Baz (Bonovo Action BMW).

Gerloff não foi o único piloto independente entre os dez primeiros, já que Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK Team) conquistou as honras da Yamaha com o quinto lugar, um excelente esforço do estreante australiano que tem estado forte na segunda metade da temporada de 2023. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) foi sétimo no final da sexta-feira, com a Ducati mais uma vez parecendo forte, enquanto o companheiro de equipe de Gardner, Dominique Aegerter, foi décimo e voltou à boa forma depois de algumas dificuldades em Magny-Cours e Aragão.

Por fim Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) que a rodar junto a Alvaro Bautista esteve em boa companhia, mas não o suficiente  para ir além do 8º tempo no TL2. O turco ficou atrás do companheiro de equipa Andrea Locatelli, que estava uma posição à frente dele no P7, no que foi muito semelhante à Corrida 2 de domingo em Aragão, embora ambos tenham melhorado em relação ao TL1. Embora Razgatlioglu não estivesse necessariamente a voar em termos de tempos, certamente estava quando saltou na saída da Curva 8!

O terceiro treino livre (TL2) de Superbike está agendado para as 9h00 de sábado, seguindo-se a Superpole (11h00) e da parte da tarde a Corrida às 14h00.

TEMPOS COMBINADOS (TL1+TL2)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x