WSBK, França, corrida 1: Vitória de Razgatlioglu, Ducati em ziguezague

Por a 9 Setembro 2023 15:46

Toprak Razgatlioglu (Yamaha) festejou uma fantástica vitória na corrida de sábado do Mundial de Superbike 2023 em Magny-Cours. Michael Rinaldi (Ducati) e Jonathan Rea (Kawasaki) completaram o pódio.

Por causa do MotoGP em Misano, a segunda corrida de Superbike de domingo só terá início às 15h15, enquanto a primeira corrida de sábado decorreu às 14h, como habitualmente. O piloto da Bonovo BMW, Garrett Gerloff, começou a corrida pela primeira vez na pole, ao lado do líder do Campeonato do Mundo, Álvaro Bautista, e do seu companheiro de equipa na Ducati, Michael Rinaldi. Toprak Razgatlioglu (4º/Yamaha) e Jonathan Rea (5º/Kawasaki) largaram a corrida na segunda fila da grelha.

Devido a um atraso na primeira tentativa de largada, a distância da corrida foi encurtada para 20 voltas. As condições de aderência eram críticas com uma temperatura da pista de quase 50 graus.

Gerloff aproveitou a sua estreia na pole para lutar na frente com os habituais favoritos nas primeiras voltas. No início, Bautista liderou a corrida, mas a Ducati do espanhol vacilou na 3ª volta, e o campeão mundial teve de trabalhar bastante desde os últimos lugares. No final, o espanhol de 38 anos chegou aos pontos no décimo lugar.

Na frente a luta acabou por resumir-se a um aceso duelo entre Michael Ruben Rinaldi, com a segunda Ducati de fábrica e a estrela da Yamaha Toprak Razgatlioglu, ambos travaram um duelo emocionante pela vitória. A liderança alternou entre os dois várias vezes até que o turco prevaleceu na 15ª volta chegando à vitória com uma vantagem de 2,6 segundos. Jonathan Rea (Kawasaki) cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, 2,1 segundos atrás de Ruben Rinaldi.

No que respeita ao dominador da Superpole, o texano Gerloff rodou entre os cinco primeiros em grande parte da corrida, para no final conquistar o quarto lugar, sendo este o melhor resultado do americano desde que se mudou para a BMW.

O piloto da Go Eleven Ducati, Philipp Öttl, fez uma corrida sólida e terminou em nono. Dominique Aegerter levou a sua GRT Yamaha à meta em 11º lugar. O melhor piloto da Honda foi Xavi Vierge na 12ª posição.

TOP 6 CORRIDA 1 SBK

1 Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK), 20 voltas

2. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +2.656s

3. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +4.773s

4. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) +6.266s

5. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +8.987s

6. Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +9.740s

Volta mais rápida: Álvaro Bautista (Ducati), 1’36.911s

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x