WSBK, França, Superpole: Texano Gerloff (BMW) faz história em Magny-Cours
Na espetacular Tissot Superpole para o Campeonato do Mundo de Superbike da ronda francesa, os tempos caíram e o recorde da volta foi desafiado. No final da ação, Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) conquistou uma pole position fenomenal, a primeira pole americana em 12 anos e a primeira pole da BMW desde 2021.
Ninguém pode imaginar o alívio que a pole position do texano Garrett Gerloff trouxe, sobretudo à BMW, que tem investido pesadamente no Mundial de Superbike: Desde o regresso da fábrica em 2019, a marca de Munique lançou três novos modelos de homologação sem conseguir alcançar os líderes nas corridas.
Gerloff quebrou esse estigma com uma volta recorde no asfalto em Magny-Cours e com o tempo de 1:35.453 minutos ficou 0,230 segundos abaixo do recorde anterior da pole estabelecido por Jonathan Rea (Kawasaki) em 2021. O texano se distanciou-se do campeão mundial Alvaro Bautista ( Ducati) em segundo lugar por 0,059 seg.
Pela primeira vez desde John Hopkins em Silverstone em 2011, um americano largará da pole no Campeonato do Mundo de Superbike. Esta é a primeira vez para Gerloff, que irá competir na sua 117ª corrida no Campeonato Mundial de Superbike, em França, no sábado.
O mesmo acontece com a sua equipa Bonovo. E também para o modelo atual da BMW M1000RR. O fabricante alemão teve que esperar por este momento desde 18 de setembro de 2021, quando Tom Sykes ficou em primeiro lugar na grelha de Barcelona.
“Não acredito, foi a nossa melhor qualificação deste ano”, comemorou Gerloff. “Até agora acho que o 9º lugar foi o meu melhor resultado. Eu chamo a isso de salto. Tenho que agradecer a todos na BMW, mas especialmente à minha equipa Bonovo. Trabalhamos tanto, em tantas pequenas coisas. E eventualmente tudo se junta. Esta pole é tão boa que mal posso esperar para começar a corrida e não ver ninguém na minha frente.”
Disse o americano que partirá para a Corrida 1 de SBK da primeira linha com a sua BMW M1000RR, ao lado das Ducati de fábrica de Álvaro Bautista e Michael Ruben Rinaldi. A segunda linha da grelha é liderada por Toprak Razgatlioglu que tem ao seu lado Jonathan Rea e Loriz Baz.
TOP 6 MAGNY-COURS – SUPERPOLE SBK
1. Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) 1m35,453s
2. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0,059s
3. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) +0,367s
4. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0,415s
5. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0,506s
6. Loris Baz (Bonovo Action BMW) +0,551s