Moto2, Catalunha, Qualificação: Jake Dixon conquista a pole em Montmeló
O britânico da GasGas Aspar Team esteve imparável na corrida para a pole-position de Moto2. Aron Canet e Ai Ogura largam amanhã da primeira linha e Pedro Acosta viu o seu último ‘time attack’ cancelado, terminando num modesto nono lugar.
Depois de na primeira qualificação Somkiat Chantra, Sergio Garcia, Filip Salac e Barry Baltus conseguirem a passagem à Q2, ficando de fora o italiano Tony Arbolino (Marc VDS) que persegue o título mundial, os 15 minutos da segunda qualificação iriam definir a grelha definitiva para a corrida de Moto2 no domingo.
O britânico Jake Dixon que foi o piloto mais rápido da terceira sessão de treinos, Arón Canet, Ai Ogura, Celestino Vietti e o atual líder do campeonato Pedro Acosta, apenas 7º, eram naturais candidatos à pole-position.
Muito forte este fim-de-semana, Ai Ogura (Honda Team Asia) foi o primeiro a estabelecer a melhor volta em 1:44.244 minutos, com Albert Arenas e Fermin Aldeguer muito perto da sua marca. Dixon (11º), Acosta (12º e os restantes estavam muito longe do tempo do japonês.
No entanto, a dois minutos do final da sessão as coisas mudavam de figura, com Jake Dixon a subir a primeiro com uma volta de 1:44.089 e a ficar na pole provisória. Acosta também melhorava para P7, mas eram Canet e Ogura os mais próximos do tempo do britânico. Manuel Gonzales estava em P4. Apenas 9º, Acosta e Aldeguer davam tudo para melhorar os seus tempos nos instantes finais, mas ambos viam as suas voltas canceladas por irem para além dos limites de pista.