MotoGP, Catalunha, Q2: Bagnaia ‘rouba’ a pole a Espargaró, Oliveira 3º
Pecco Bagnaia alcançou a pole do MotoGP em Barcelona. O italiano teve de bater a volta mais rápida alguma vez feita no Circuito Barcelona-Catalunha, que Aleix Espargaró tinha feito na sexta-feira. O campeão mostrou a sua força ao bater o piloto de Granollers e a Aprilia. O ‘1’ riu primeiro. Vamos a ver quem se ri por último na corrida sprint da tarde.
Francesco ‘Pecco’ Bagnaia (Ducati) foi o piloto mais rápido na última qualificação para o Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 1:38.639 minutos, batendo Aleix Espargaró (Aprilia) por 104 milésimos, com Miguel Oliveira (RNF Aprilia) em terceiro, a 109 milésimos.
Com este excelente resultado, Oliveira partirá para a corrida sprint da tarde da primeira linha da grelha, o que desde já augura excelentes expectativas para o piloto português.
Maverick Viñales, Jorge Martin e o francês Johann Zarco completaram o top 6, com Marc Márquez a não conseguir colocar a Honda nos dez primeiros, terminando a sessão em P11.
Bagnaia na frente do fantástico trio Aprilia
Durante a segunda sessão de treinos livres da classe de MotoGP na manhã de sábado e no início do Q1, algumas gotas de chuva caíram do céu, mas no final o “Circuito Barcelona-Catalunha” permaneceu seco para a qualificação da classe de MotoGP.
Tal como na sexta-feira, os pilotos de fábrica da Aprilia ditaram o ritmo desde o início. Após a primeira volta rápida, o tempo de referência de Aleix Espargaró foi de 1:39.207 min. Brad Binder assumiu brevemente a liderança, mas foi imediatamente ultrapassado novamente por Maverick Viñales que fez uma volta de 1:39.099 minutos.
Depois de trocar os pneus, no entanto, Francesco “Pecco” Bagnaia estragou a festa da Aprilia e arrebatou o recorde de volta de Espargaró com 1:38.639 minutos no longo percurso de 4.657 km a nordeste de Barcelona. O capitão da Aprilia ficou a 0,104 segundos do campeão mundial na última volta, mas teve de se contentar com o segundo lugar na grelha da sua corrida caseira.
Miguel Oliveira completa a primeira linha da grelha, embora depois de fazer a Q1 só tivesse um pneu macio novo disponível e teve de ultrapassar Marc Márquez na volta rápida. No geral, o piloto da RNF passou por uma manhã turbulenta de sábado – incluindo uma saída difícil na curva 5 do TL2 – contudo, proveitosa em termos de resultados, e um lugar na primeira linha é uma vantagem para a corrida sprint da tarde.
Marc Márquez, que conseguiu a última passagem para o Q2 no Q1 no cone de aspiraçã de Jack Miller , não passou do 12º lugar, mas pelo menos evitou o desastre completo da Honda (Mir, Nakagami e Lecuona estão de volta aos últimos lugares).
No domingo, o oito vezes campeão mundial também subirá uma posição na grelha de partida porque Enea Bastianini terá que cumprir uma penalização na grelha, perdendo 3 lugares porque atrapalhou Pol Espargaró na Curva 1 na fase final da qualificação na sexta-feira à tarde.
O vencedor do ano passado, Fabio Quartararo, não foi ajudado pelo atraente visual especial do Joker. Depois de ser eliminado no Q1, o campeão mundial de 2021 está apenas na 17ª posição da grelha, atrás do companheiro de equipa da Yamaha, Franco Morbidelli. Francamente mau!
Resultados do MotoGP Q2, Montmeló
1. Pecco Bagnaia, Ducati, 1:38.638 min
2. Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,104 seg
3. Miguel Oliveira, Aprilia, + 0,109
4. Maverick Viñales, Aprilia, + 0,133
5. Jorge Martin, Ducati, + 0,158
6. Johann Zarco, Ducati, + 0,219
7. Alex Márquez, Ducati, + 0,414
8. Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,415
9. Brad Binder, KTM, + 0,418
10. Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,729
11. Enea Bastianini*, Ducati, + 0,936
12. Marc Márquez, Honda, +1.062