Desafio Ruta 40, Etapa 2: Schareina implacável volta a vencer, Price com problemas
A especial está feita e limpa para Tosha Schareina (Honda), Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) e Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda). O espanhol fez 4′42″ para o argentino e 12′11″ para o francês. A vantagem na geral de Schareina de um segundo sobre Benavides esta manhã aumentou para 4′43″ sobre Benavides e 13′20″ sobre o francês da Honda.
Toscha Schareina que ontem venceu e hoje abriu a estrada, foi o mais rápido dos quatro primeiros pilotos até ao km 47. O espanhol deixou Toby Price a 1 segundo e deixou os seus perseguidores Luciano Benavides e Adrien Van Beveren a 29 segundos no primeiro controle de passagem (CP). No entanto, Schareina abocanhou mais de um minuto em bónus de tempo, contra zero para Price. Ross Branch (Hero MotoSports), que largou em quinto esta manhã, tirou Toscha Schareina da berlinda no km 47 por um único segundo, mas é importante destacar que o espanhol já havia conquistado 1m08″ de bónus a esta altura.
Contudo, o primeiro tempo no km 47 haveria de ficar na posse de Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda), que foi o terceiro desempenho mais rápido ontem antes de receber uma penalidade de 6 minutos por excesso de velocidade na seção cronometrada. Entretanto, o ‘sacrificado’ Matthias Walkner (Red Bull KTM) iniciou a especial na décima segunda posição. Ontem, o austríaco teve que abrandar na especial para evitar que a sua musse superaquecida derretesse, o que explica o seu desempenho decepcionante na etapa 1.
Tosha Schareina dominante
Na chegado ao km 95, Schareina (Honda) superou o desafio de abrir a estrada para marcar o tempo mais rápido entre os cinco primeiros pilotos que alcançaram este ponto. Price, que largou em quarto lugar, ficou a 18 segundos, com Branch a 44 segundos, Luciano Benavides a um minuto e AVB a 1′24″. Sem referências? Sem problemas! A necessidade de abrir a estrada não impediu que Schareina (Honda) conseguisse o melhor tempo no km 95, mesmo depois de todos os pilotos do RallyGP terem passado por este ponto. O protegido do HRC está numa forma simplesmente incrível.
O jovem espanhol da Honda ainda liderava a especial no km 135. Nessa altura, Schareina tinha 40 segundos de vantagem sobre Walkner, 47 sobre Cornejo e um minuto sobre Quintanilla. Na classificação virtual da geral, Schareina tinha ampliado sua vantagem de 1 segundo para quase 3 minutos sobre Luciano Benavides, 6 sobre AVB e 8 sobre Price. A esse número, precisamos adicionar mais de 3 minutos em bónus de tempo.
Price parado com problemas mecânicos
Toby Price (Red Bull KTM) parou por volta do km 157 e apertou o botão verde do seu Iritrack para avisar o organizador que estava com problemas mecânicos. O líder do campeonato mundial voltou a andar depois de quinze minutos, apenas para parar novamente depois de menos de cem metros. O organizador entrou em contato com o australiano, que ainda esperava resolver o problema.
Matthias Walkner correu em auxílio do seu companheiro de equipa Toby Price, que finalmente voltou à ação pouco tempo depois. O austríaco pediu então ao organizador que enviasse um veículo para buscá-lo e à sua moto. Walkner provavelmente canibalizou a sua KTM para dar ao campeão mundial a peça sobressalente de que precisava e mantê-lo na corrida.
Schareina a caminho de novo triunfo
Tosha Schareina voltou a ser o piloto mais rápido no km 168. Pablo Quintanilla manteve o segundo tempo em 1′26″, Nacho Cornejo foi o terceiro a 1′42″, Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) o quarto com 2′07″ e Michael Docherty (BAS World KTM Racing) o quinto com 2′11″. Neste ponto, o francês Adrien Van Beveren fez o décimo tempo, 3′19″ atrás do líder da Honda. Contando os bónus de tempo, Schareina tinha 3′24″ sobre Benavides e 7 minutos sobre AVB na classificação virtual. Toby Price estava a quase uma hora dos primeiros no km 168 (10 km depois do local onde havia parado anteriormente) e para ele o rally deve estar perdido.
Schareina continuou a sua performance virtuosa aos 250 km da especial, onde liderava sobre Brabec a 2’27” e Luciano Benavides a 3’06”. Contando os bônus de tempo, o espanhol da Honda dilatava os demais na classificação virtual da geral, já com uma vantagem de 5 minutos sobre Benavides e quase 12 minutos sobre Van Beveren! Faltam então 90 km para a especial terminar no km 339.
Tosha Schareina, bisaria assim o triunfo na etapa de hoje, na frente de Luciano Benavides e Ricky Brabec, com Ross Brawn (Hero) e das duas Hondas de Nacho Cornejo e Van Beveren que fecharam a classificação dos seis primeiros. Voltando a andar a um bom e sólido ritmo, o luso-alemão Sebastian Buhler (Hero) terminaria a etapa na 9ª posição, mantendo idêntica posição na geral.