MotoAmérica: Jake Gagne festeja o terceiro título consecutivo de SBK
Caso alguém se tenha esquecido, Jake Gagne (Yamaha) reafirmou no passado domingo que é o melhor piloto de Superbike dos EUA no Pittsburgh International Race Complex, alcançando duas vitórias decisivas que lhe valeram o seu terceiro Campeonato MotoAmerica Medallia Superbike consecutivo.
Corrida 1 – 7ª vitória do ano de Jake Gagne
O bicampeão da Medallia Superbike começou rapidamente a corrida de sábado, conteve-se durante uma ou duas voltas e depois partiu à conquista da sua sétima vitória do ano, a 36ª da sua carreira no AMA Superbike.
Jake Gagne (Yamaha) não errou ao conquistar a sua sétima vitória do ano. O bicampeão teve Mathew Scholtz (Westby Racing) colado à sua roda traseira nas primeiras voltas, mas depois conseguiu afastar-se e deixar os que estavam atrás de si lutarem pelo segundo lugar enquanto administrava os pneus da melhor maneira possível.
O segundo lugar acabou na posse de Cameron Beaubier (Tytlers Cycle Racing). O pentacampeão da AMA Superbike estava ainda a recuperar do seu grande acidente no Brainerd International Raceway há algumas semanas. Beaubier admitiu que estava a lutando contra a confiança após a queda na primeira corrida, que o forçou a sair da segunda corrida em Minnesota.
Beaubier começou devagar na corrida (depois de se qualificar em sexto) antes de finalmente abrir caminho para o terceiro lugar. Depois disso suprou Scholtz e manteve-o afastado até o fim da corrida. Beaubier terminou 3,6 segundos atrás de Gagne no final da corrida de 17 voltas e 1,8 segundos à frente do terceiro, Mathew Scholtz.
Bobby Fong (Wrench Motorcycles Yamaha), terminou em quarto lugar naquela que foi a sua melhor corrida de Superbike do ano. Pilotando a Yamaha YZF-R1 de David Anthony, Fong fez uma corrida sólida depois de largar da pole position pela primeira vez na sua primeira carreira na Superbike. Fong salvou o que teria sido um ataque feroz no meio da corrida, mais tarde foi penalizado por cortar a chicane e ainda conseguiu vencer PJ Jacobsen da Tytlers Cycle Racing por 0,4 de segundo com a penalização.
Josh Herrin (Warhorse HSBK Racing Ducati NYC), também foi penalizado por uma violação da chicane, terminando no sexto lugar à frente de JD Beach, que pilotava a Fresh N Lean Progressive Yamaha no lugar do lesionado Cameron Petersen. As três Suzuki de Richie Escalante, oitavo, Brandon Paasch e Hayden Gillim, completaram o top 10 na corrida do AMA SBK de sábado.
Corrida 1 SBK: 1º Jake Gagne (Yamaha); 2º Cameron Beaubier (BMW); 3º Mathew Scholtz (Yamaha); 4º Bobby Fong (Yamaha); 5º PJ Jacobsen (BMW); 6º Josh Herrin (Ducati); etc.
Corrida 2 e 3: Hat-trick de Gagne em Pittsburgh
Gagne e a sua Fresh N Lean Progressive Yamaha Racing Superbike foram perfeitos em ambas as corridas de domingo, impedindo todos os desafios que os melhores homens lhe lançaram.
Na primeira das duas corridas de Superbike realizadas num domingo ensolarado em Pitt Race, Gagne foi desafiado até ao fim e ficou apenas 0,264 de segundo à frente de PJ Jacobsen, da Tytlers Cycle Racing. Na segunda corrida de Superbike do dia, Gagne teve um pouco mais de facilidade ao superar Mathew Scholtz da Westby Racing por 1,868 de segundo.
A segunda corrida recebeu bandeira vermelha no início, quando Cameron Beaubier se envolveu num acidente assustador ao bater na traseira da BMW de Ashton Yates. Com Beaubier a tentar recuperar posições após uma excursão fora da pista, Yates o conduziu pela chicane, mas na saída a sua BMW teve um problema mecânico que o fez desacelerar repentinamente. Sem ter para onde ir, Beaubier bateu nas costas de Yates e bateu forte. Beaubier foi transportado para o centro médico interno e tratado de lacerações faciais. A essa altura, Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, já estava fora da corrida, com o pole position batendo sua Yamaha YZF-R1 nas primeiras voltas. Embora tenha sido empurrado por Jacobsen, foi Gagne quem conquistou a vitória, a oitava do ano, sobre o nova-iorquino.
O terceiro lugar na segunda corrida de sábado foi para Josh Herrin, da Warhorse HSBK Racing Ducati NYC, 1,4 segundos atrás de Jacobsen e um segundo à frente de Mathew Scholtz, da Westby Racing.
Na terceira corrida, Gagne teve a sua largada rápida normal e liderou todas as voltas. Scholtz manteve-o honesto, terminando 1,8 segundos atrás da Yamaha de fábrica. A vitória, a nona de Gagne no ano, deu-lhe insuperáveis 337 pontos após 16 corridas – 101 pontos à frente de Herrin, que terminou em terceiro. Se Herrin tivesse terminado em segundo com a vitória de Gagne, a luta pelo título teria ido para a próxima rodada em Austin, Texas. Qualquer chance disso foi frustrada quando Herrin, que estava logo atrás de Gagne, errou a chicane e esperou que pelo menos três pilotos passassem para não ser penalizado. Herrin reagiu, mas acabou a perder o lugar para Scholtz, com o sul-africano a afastar-se para vencer o piloto da Ducati por 3,6 segundos. Herrin, por sua vez, que estava ocupado com Escalante, que tentava conquistar seu primeiro pódio na Superbike. Jacobsen ficou em quinto lugar e apenas alguns décimos atrás de Escalante, com Beach em sexto novamente e a menos de um segundo atrás de Jacobsen, que passou para o terceiro lugar no campeonato por um ponto sobre Beaubier devido ao fracasso de seu companheiro de equipa em marcar pontos no domingo.
Gillim foi sétimo pela segunda vez no dia, com o pole-sitter Bobby Fong em oitavo. Smith foi novamente o nono, com Nolan Lamkin, da Tom Wood Powersports, completando o top 10.
Dixit Jake Gagne (Fresh N Lean Progressive Yamaha Racing)
“Foi um pouco inesperado este título e um pouco difícil de colocar em palavras. Tiramos o chapéu para toda a equipa. Tem sido um ano desafiante, mas aprendemos muito – eu como piloto e juntos como equipa. Tenho um grupo incrível de pessoas ao meu redor e posso pilotar esta incrível R1. É tão bom conquistar o meu terceiro título, e será bom entrar nas próximas provas e não ter que me preocupar com o campeonato. Tem sido diferente dos últimos anos. Nem sempre fomos o cara mais rápido, mas fomos bastante consistentes. Mesmo que não tenhamos conseguido vencer a corrida, trouxemos isso para casa e conseguimos muitos pódios. É incrível quando a competição é tão acirrada. Este campo está ficando mais complicado a cada ano e será outra batalha no próximo ano, mas ainda temos mais algumas corridas pela frente.”
Dixit Josh Herrin (Warhorse HSBK Racing Ducati NYC)
“Por conseguir dois pódios depois do início do fim de semana, estou muito feliz. Mas é difícil dizer que se está feliz quando consegues o terceiro lugar quando, na minha opinião, estou na melhor moto, mas é o que é. Estamos quase lá e só falta aquela peça final para juntar tudo. Espero poder fazer mais um ano com esta equipa, o que penso que vai ajudar muito dada a experiência que tenho. Estou feliz por estar de volta ao pódio. Eu tentei o meu melhor e estava deslizando como um louco. Foi um final de fim de semana positivo e agora vamos para o COTA, uma pista que conhecemos bem e onde conheço a moto e onde serei forte.”
Classificação do MotoAmerica Medallia Superbike:
1º Jake Gagne (Yamaha) 337 Pontos – Campeão 2023
2º Josh Herrin (Ducati) 236 pts.
3º PJ Jacobsen (BMW) 204
4º Cameron Beaubier (BMW) 203
5º Matheus Scholtz (Yamaha) 184
6º Richie Escalante (Suzuki) 170