CN Supercross, Poutena, SX2: Alex Miguel vence, Afonso Gomes lidera campeonato
Poutena foi o palco de uma grande reviravolta na classe SX2 do nacional de Supercross.
Líder invicto à chegada à quarta etapa do campeonato, Fábio Costa sofreu uma queda nos treinos cronometrados. Apesar de ter sido o autor da “pole position”, o piloto da GasGas não alinhou na Final de SX2 devido a queixas numa clavícula, segundo o que conseguimos apurar.
No arranque, Pedro Rino assumiu a liderança inicial seguido por Alex Miguel, Ricardo Freire, Alex Almeida e Afonso Gomes.
Freire queria repetir o triunfo aqui alcançado em 2018 e à segunda volta já era o comandante. Alex Miguel perseguiu o piloto da Figueira da Foz durante sete voltas até encontrar uma oportunidade para ultrapassar o n.º 26.
A partir do momento que chegou à liderança, o espanhol tentou fugir a toda a concorrência mas Afonso Gomes não permitiu que tal acontecesse. O piloto da Yamaha foi rápido a chegar à 2.ª posição e começou a pressionar o n.º 214.
A batalha foi intensa até final e os dois cortaram a meta separados por apenas meio segundo, com vantagem para Alex Miguel!
Vice-campeão da temporada de 2022, o piloto da KTM regressou a Portugal para vencer pela segunda vez nesta classe do CNSX.
Com o 2.º lugar, Afonso Gomes assumiu o comando do campeonato de SX2 e leva 13 pontos de avanço sobre Fábio Costa para a derradeira ronda do ano, a ter lugar em Fafe no dia 12 de Agosto.
Ricardo Freire subiu ao degrau mais baixo do pódio depois de uma azarada prova de Vila Boa de Quires. O piloto da KTM foi o que mais próximo esteve do ritmo do duo da frente e consolidou a 3.ª posição no campeonato.
Alex Almeida foi 4.º – o seu melhor resultado do ano – e bateu Martim Palma somente por 4 décimas de segundo!
Pedro Rino, Dinis Sousa, Valentin Missiaen, Aitor Martin e Francisco Salgueiro Jr. completaram o Top 10.
:.
(Foto: TRT Motorcycle)