MotoAmérica, SBK: Cameron Beaubier interrompe sequência vitoriosa da Yamaha
Na corrida de sábado passado no Ridge Motorsports Park, no estado americano de Washington, Jack Gagne (Yamaha) venceu no duelo com Cameron Beaubier que perdeu a frente da M1000RR e acabou por ir embater nos fardos de palha. Porém, na segunda corrida o piloto da BMW vingou-se do desaire para bater o seu rival num circuito habitualmente favorável à marca japonesa.
Corrida 1 SBK: Quarto triunfo de Gagne na temporada
Jake Gagne (Fresh N Lean Progressive Yamaha Racing) venceu a sua quarta corrida no MotoAmerica Medallia Superbike 2023 num sábado ensolarado no Ridge Motorsports Park, mas não foi um triunfo tão fácil quanto a enganosa margem de vitória de 8,6 segundos faz supor.
Com 13 das 16 voltas programadas, Cameron Beaubier (Tytlers Cycle Racing BMW) estava a menos de um segundo atrás do bicampeão e atual campeão da série Jake Gagne, tudo se encaminhando para um final que parecia emocionante. No entanto, na entrada para a curva um para iniciar a 14ª volta, Beaubier perdeu a frente da sua BMW M 1000 RR e embateu contra os fardos de feno, e outros detritos do incidente levaram a que fosse mostrada a bandeira vermelha.
A corrida foi considerada completa e a vitória foi de Gagne por 8,6 segundos sobre Mathew Scholtz (Westby Racing Yamaha). Beaubier, por sua vez, teve um ajuste de tempo de 20 segundos e isso o deixou em sétimo na classificação final. Um corajoso terceiro lugar foi para Josh Herrin (Warhorse HSBK Racing Ducati), poucas horas depois de um grande acidente no Q2 que o deixou em mau estaado e forçado a usar a sua Panigale V4 R de reserva. Herrin foi para a frente de Gagne no arranque e chegou como líder provisório na primeira chicane esquerda-direita, mas acabou por cometer uma distração quando após algumas voltas tentava manter Cameron Beaubier atrás. O erro fez Herrin descer ao sétimo lugar, mas lutou até ao quarto lugar, subindo ao terceiro lugar com a queda do piloto da BMW.
Corey Alexander, o campeão Stock 1000 levou a outra BMW M 1000 RR da Tytlers Cycle Racing ao quarto lugar, apenas 0,441 segundos atrás de Herrin. Richie Escalante (Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki) foi quinto, com o mexicano pouco à frente da terceira Tytlers BMW pilotada por PJ Jacobsen. Com Beaubier em sétimo, o oitavo lugar caiu para Hayden Gillim, da Disrupt Racing, com Ashton Yates, da Aftercare Scheibe BMW, e Max Flinders, da Thrashed Bike Racing, a completarem o top 10.
Com a sua quarta vitória do ano e a sua quinta consecutiva no Ridge Motorsports Park, Gagne tinha a liderança do campeonato com 28 pontos sobre Beaubier que por sua vez estava apenas dois pontos à frente de Herrin.
Corrida 2 SBK: A vingança de Beaubier no ‘The Ridge’
Antes da corrida de domingo da MotoAmérica SBK, a conversa no paddock do Ridge Motorsports Park girava em torno de que a pista tinha sido feita sob medida para a Yamaha, como evidenciado pelas seis vitórias consecutivas da YZF-R1 naquele circuito. Na primeira corrida de sábado, Jake Gagne conseguiu sete vitórias consecutivas para a Yamaha, mas terminou no domingo foi uma BMW M 1000 RR que venceu. Ironicamente, levado à vitória pelo homem que iniciou a seqüência de vitórias da Yamaha em Ridge em 2020, precisamente Cameron Beaubier.
No domingo, Beaubier repetiu a façanha de se colar ao bicampeão da Yamaha, só que desta vez não vacilou. Alcançou o veloz Gagne, assumiu a liderança na 10ª volta e bateu o líder do campeonato por um ‘tique-taque’ de dois segundos. Para Beaubier, foi a sua terceira vitória do ano e a 57ª vitória na AMA Superbike da sua carreira.
Ao ser ultrapassado por Beaubier, Gagne sabia que não tinha ritmo para igualar o seu ex-companheiro de equipa e optou por garantir o segundo lugar nas últimas voltas. No final, Gagne ficou 2,045 atrás de Beaubier e 1,2 segundos à frente do terceiro classificado Josh Herrin na Ducati Panigale V4 R. Herrin lutava ainda contra as lesões sofridas num acidente na qualificação no sábado de manhã, não dormiu muito na noite de sábado e mancou no domingo, mas subiu ao pódio pelo segundo dia consecutivo.
O mexicano Richie Escalante levou a Suzuki ao quarto lugar, ficando assim entre os quatro primeiros quatro fabricantes diferentes – BMW, Yamaha, Ducati e Suzuki.
Corey Alexander (BMW) foi quinto na corrida, terminando 3,4 segundos à frente de Cameron Petersen (Yamaha), o sexto classificado. PJ Jacobsen (BMW), Hayden Gillim (Suzuki), Max Flinders (Yamaha) e Benjamin Smith (Yamaha) completaram o top 10.
Após quatro jornadas e oito corridas, Gagne lidera o campeonato do MotoAmérica SBK, Beaubier é o segundo a 23 pontos e Herrin é o terceiro na frente de Scholtz e de PJ Jacobsen que completa os cinco primeiros.
O campeonato MotoAmérica prossegue no histórico circuito de Laguna Seca, de 7 a 9 de julho, para a quinta ronda da temporada.