MotoGP: ‘Capitão’ Aleix faz pódio, mesmo sem a asa direita na Aprilia!
Aleix Espargaró levou a Aprilia de volta ao pódio com corrida heróica, conduzida inteiramente com a moto sem winglet, perdida nas primeiras voltas.
Todos sabemos que um pássaro ferido e com uma asa deitada abaixo não pode voar bem, é uma questão de aerodinâmica! Consequência disso, o dito pássaro entra em sofrimento a cada voo. Mas o que é facto, é que Aleix Espargaró batalhou como um leão mesmo diante do infortúnio que roubou da sua RS-GP a asa direita dianteira, logo no início da corrida após contato com Luca Marini na primeira curva.
Com a moto desequilibrada, o espanhol não perdeu contato com o trio que lutava pelo pódio e, no final da corrida, defendeu-se das investidas de Martin. Assim, por apenas alguns milésimos e graças a uma penalidade aplicada a Binder, levou para casa um merecido terceiro lugar, apenas dezenove décimos atrás do vencedor da corrida. É caso para dizer: Asas para quê!
“Merecemos este resultado! Temos trabalhado arduamente e temos de continuar a fazê-lo”, começou por dizer o experiente piloto de Granollers.
“O pódio de hoje permite-nos ir para férias com um pouco mais de tranquilidade. Larguei bem, mas perdi parte da asa dianteira logo após o contato com Marini. Na verdade, a moto fugia muito e não foi fácil manter o ritmo. Quando alcancei o Brad, tentei pressioná-lo porque ultrapassar não era nada fácil. Sabia que ele estaria a lutar no final com o pneu macio e, de facto, ele estava a deslizar muito e tocou no ‘green’.”
“Gostaria de dedicar este pódio a todos que trabalham comigo e à minha família. Este não é um desporto fácil e estar cercado por um bom grupo de pessoas é realmente importante.” Concluiu Aleix Espargaró, que fechou a primeira metade do campeonato no oitavo lugar.
O Campeonato do Mundo de MotoGP entra agora numa pausa de cinco semanas, antes de regressar a 6 Agosto em Silverstone, com o Grande Prémio da Grã-Bretanha.