Moto3, Países Baixos, Q2: Muñoz faz a primeira pole, Masia 8º depois de queda
David Muñoz, 17 anos de idade, chegou à sua primeira pole de sempre no campeonato do mundo de Moto3, após superar uma lesão.
O sevilhano largará em primeiro na Moto3 em Assen, ultrapassou dois pilotos e fez uma volta estratosférica. Kaito Toba foi para o hospital com um traumatismo craniano devido a um incidente no terceiro treino livre, mas os médicos do circuito deram-lhe autorização de correr e competiu. Farioli que também caiu com um toque em Adrián Fernández que foi penalizado com uma dupla ‘Long Lap’.
Volta a volta
No Q2 , o objetivo de todos era correr atrás de Jaume Masia que tinha dominado todos os treinos. David Alonso caiu na curva 8 em alta velocidade, Deniz Öncü passou para primeiro aproveitando o cone de ar de Masiá, mas o turco optou por ultrapassar o valenciano na última chicane e ambos perderam algumas décimas.
Seguiu-se uma paragem nos boxes. Na frente estava Öncü, Nepa, Salvador e Kelso. Portanto, muitas surpresas. Os pilotos da Husqvarna resolveram sair juntos: Veijer, o ídolo local colou-se a puxar por Sasaki, mas o japonês resistiu até ao último setor, no qual ultrapassou o holandês. O japonês foi para primeiro. Rueda colocou-se atrás de Sasaki,Toba e Migno também subiram na tabela de tempos.
Enquanto isso, Masia tomou a iniciativa de recuperar e apertou conduzindo um grupo de oultros pilotos atrás deles. Adrián Fernández logo atrás, mas David Muñoz ultrapassou todos e subiu a primeiro nos tempos, estabelecendo um novo recorde do circuito.
Masia caiu na curva 8 e a pole position foi para David Muñoz, a primeira da sua vida. Kelso e Rossi completam a primeira linha para a corrida de amanhã, onde o dominador dos treinos Masia parte apenas de oitavo. Daniel Holgado parte de último amanhã.
A corrida de Moto3 está agendada a partir das 10h00 de domingo.