24 Horas de SPA Francorchamps – Classificação após 20 Horas
Após uma longa noite a Yamaha # 7 da YART segue na frente após longo atraso da Honda #1 do team F.C.C. TSR Honda França, agora em terceiro lugar e com a Suzuki #12 da Yoshimura SERT Motul a conquistar o segundo posto seguida pela BMW em quarto.
A YART Yamaha Official EWC Team recuperou de um difícil pit stop para recuperar a liderança no FIM Endurance World Championship, nas 24H SPA EWC Motos.
Quando o sol nasceu no icónico Circuito de Spa-Francorchamps, os dois líderes do campeonato lutavam pela liderança na Bélgica.
A YART Yamaha lidera neste momento, marcando 10 pontos no campeonato na marca de 16 horas, somando-se aos nove que conquistou após oito horas.
Apesar do contratempo após 13 horas, quando uma lenta troca de pneu dianteiro custou 20 segundos nas boxes, tendo entregado a liderança ao campeão do EWC de 2022 a Honda #1 F.C.C. TSR .
No entanto uma recuperação realizada pelo piloto checo da YART Yamaha, Karel Hanika, permitiu que diminuísse a diferença para a equipa austríaca, para depois assumir novamente a liderança com uma grande jogada sobre o F.C.C. Josh Hook, da TSR Honda, logo após a marca de 15 horas.
O piloto australiano expressou preocupação com um possível problema ao longo de suas voltas ao retornar às boxes no exigente circuito de 6,985 quilômetros, com a equipe 14 segundos atrás de dois terços da corrida.
Foi então forçado a entrar nas boxes durante cinco minutos pouco depois de 16 horas de ação a alta velocidade com problemas de escape, dando à Suzuki Yoshimura SERT Motul a oportunidade de conquistar o segundo lugar e dar à YART Yamaha uma vantagem de duas voltas.
A Suzuki Yoshimura SERT Motul estava a duas voltas atrás dos líderes após dois terços da corrida, depois de uma passagem agitada de oito horas, marcando mais oito pontos no campeonato.
A equipe francesa também estava firme na disputa pela liderança, mas sofreu um contratempo quando Sylvain Guintoli tentou ir às boxes na boxe errada. Sofreu então uma penalização stop-go que saiu cara depois de Étienne Masson ter colidido com a moto da Holland Motorstore Racing na curva sete, logo após a marca de cinco horas. O infortúnio da equipa Suzuki continuou quando foi forçada a entrar em boxes por três minutos para corrigir um problema técnico após seis horas.