Moto2, França, T3: Chantra vence sessão seca e molhada e garante o Q2
Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia) foi o piloto mais rápido da terceira sessão de treinos do Grande Prémio de França de Moto2. O italiano Tony Arbolino (Elf Marc VDS) e o norte-americano Sean Dean Kelly (American Racing) ocuparam as posições seguintes, numa sessão molhada e seca que não permitiu baixar os tempos de sexta-feira. Assim, Sam Lowes continua a liderar o caminho para o Q2.
A pouco mais de 20 minutos do final da sessão, o italiano Tony Arbolino tomou a liderança da sessão de Alonso Lopez e Fermin Aldeguer, que até então lideravam o T3 de Moto2. Pedro Acosta também subia a terceiro, mas depressa as primeiras posições mudavam, praticamente de volta para volta. Depois de subir a segundo, Barry Baltus passava a liderar a sessão a 16 minutos do final, mas logo depois Aldeguer, Acosta, Arenas e novamente Aldeguer tomavam essa posição.
A 11 minutos do final da sessão, Pedro Acosta, Fermin Aldeguer e Alonso Lopez disputavam a primeira posição, mas a liderança ia pertencer a um surpreendente Sergio Garcia, já perfeitamente recuperado do seu problema de sindrome compartimental do braço (arm-pump). Mas nem um minuto durou nessa posição, com Aldeguer a recuperar a liderança numa volta de 1’45”347. A 6 minutos da bandeira de xadrês o tailandês Somkiat Chantra passava provisoriamente a primeiro, antes de Alonso Lopez baixar o melhor registo para 1’44”114.
A 3 minutos do final vários pilotos saiam com slicks, baixando significativamente os tempos. Chantra passou a primeiro com 1’40”300, Arbolino respondia com 1’39”755 e Celestino Vietti caia com a Fantic na curva 3; Chantra com a Honda do Team Asia respondia a Arbolino com uma volta de 1’39”171 que iria permanecer até final como o melhor registo da sessão, deixando o italiano da Elf Marc VDS a mais de meio segundo. Sean Dean Kelly, Filip Salac e Aron Canet fechavam os cinco primeiros.
Não tendo sido batidos os tempos do dia anterior, Sam Lowes, Pedro Acosta e Alonso Lopez continuam a liderar a tabela de tempos combinada e estão automaticamente apurados para o Q2, tal como Filip Salac, Celestino Vietti, Tony Arbolino, Jack Dixon e Somkiat Chantra.
A Q1 de Moto2 tem início agendado para as 12h45.
Tempos combinados após T3:
1. Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) – 1:36.178
2. Pedro Acosta (Red Bull KTM Ajo) + 0,005
3. Alonso Lopez (Speed Up Racing) + 0,093
4. Filip Salac (Gresini Racing Moto2™) +0,299
5. Celestino Vietti (FANTIC MOTOR) + 0,313
6. Jake Dixon (GASGAS Aspar Team) + 0,336
7. Tony Arbolino (ELF Marc VDS Racing Team) + 0,459
8. Somkiat Chantra (IDEMITSU Honda Team Asia) +0,472
9. Albert Arenas (Red Bull KTM Ajo) + 0,666
10. Manuel Gonzalez (Yamaha VR46 Master Camp Team) + 0,751