As Triumph Street Triple 765 RS brilham no Troféu Naked do CNV conquistando os três primeiros lugares da sua classe

Por a 2 Maio 2023 14:46

Era com enorme expectativa que aguardávamos conhecer o desempenho em pista das novas Triumph Street Triple 765RS, motos que participam este ano no Troféu Naked inserido nas provas organizadas no Campeonato Nacional de Velocidade.

A Triumph Portugal decidiu este ano promover a sua própria participação no Troféu de motos Naked, proporcionando condições para que os interessados tivessem acesso a uma Street Triple 765 RS de 2023, moto que herda já tecnologia desenvolvida pela marca para o Moto2, especialmente preparada com um Kit Racing de acordo com o regulamento estabelecido pela Federação para a Classe TNB2.

Fred Bottoglieri, Berton Romain e Cyril Schertenleib com a Triumph Triple CUP

Sendo 2023 um ano de promoção da participação da Triumph no TNB, a marca decidiu criar também condições para que alguns pilotos que correram em anos anteriores com motos Triumph Street Triple pudessem alinhar também com as cores do Troféu TRIPLE CUP, assim designado pela marca para identificar a sua participação.

Foi por isso possível ver alinhar na Grelha de Partida 3 motos Triumph com as cores Triple CUP, grelha que contou este ano com o maior número de participantes face às restantes classes do CNV e que integra não só motos da Classe TNB2, as Kawasaki Z900 e as Triumph 765 Triple CUP, como as que disputam a classe superior do TNB1 ( motos com mais de 145 CV ) onde se inserem os Troféus BMW S1000R e Aprilia Tuono. 

Logo na Classificação ficou claro que as Triumph Triple CUP tinham andamento para rodar junto às 1000, com o piloto Fred Bottoglieri na Triumph nº 11 a classificar-se no 3º lugar da grelha com o tempo de 1.49.722, apenas superado pelas BMW S1000R de João Curva #54 e Duarte Amaral #10, este último a rodar no 1.48.503.

As 10 voltas da Corrida 1, disputada no sábado, deixou perceber que Bottoglieri #11 iria querer mostrar que a sua Triumph tinha “garras” para se atirar às suas adversárias mais potentes. A Triumph #11 rodou quase sempre entre a 4ª e 5ª posição deixando as BMW de Amaral, Curva, Vicente e Almeida gladiarem-se pela primeira posição. Porém na volta 8 Bottoglieri consegue passar Vicente e colocar-se na 3ª posição, lugar que não mais largou até ao final da corrida.

Bottoglieri com o #11 a rodar com a sua Street Triple 765 no meio das BMW S1000R

A corrida foi ganha por João Curva #54 na última volta, piloto que participa pela primeira vez no Troféu Naked ( antes era piloto do TLC )  conseguindo ultrapassar Amaral #10. Curioso constatar que os três primeiros pilotos, as duas BMW S1000R, de Curva e Amaral, e a Triumph Triple CUP 765 de Bottoglieri, rodaram de forma consistente no segundo .47” nas últimas 3 voltas.

Os pilotos Berton #83 e  Charton com Schertenleib com o #74 , também com Triumph Street Triple 765, classificaram-se em 2º e 3º na Classe TNB2. 

Pódio da Classe TNB2 com as três Triumph Street Triple sendo Bottoglieri #11 o vendedor

Na Corrida 2 no domingo, dia de MotoGP em Jerez, para onde o Troféu Naked nacional irá seguir para a sua segunda prova (20 e 21 de Maio ), as expectativas eram ainda maiores pois ficou claro que as Triumph Triple CUP vinham para mostrar às restantes Naked que tinham ADN de Campeonato do Mundo ( MOTO2 ).

Com a Grelha de Partida a manter-se idêntica à da Corrida 1, com as BMW de Amaral e Curva e a Triumph de Bottoglieri a alinharem na primeira fila, a Triumph #11 de Bottoglieri consegue o Hole Shot sendo a primeira moto entrar na curva 1 do Circuito do Estoril. Na primeira volta perde apenas para a BMW de Amaral, voltando a liderar na volta 2. No entanto Curva ganhava cada vez mais confiança e apesar de na frente estarem a rodar no segundo .48”/.49”, por motivo do vento forte que se sentia nesse dia no circuito, João Curva na volta 3 chegou à liderança após caída na curva 2 de Amaral.

Bottoglieri #11 faz um Holeshot e entra na curva 1 a liderar

Até final a endiabrada Street Triple de Bottoglieri #11 não deu hipótese a mais nenhuma outra para lhe retirar um fantástico 2º lugar à Geral. Novamente as duas restantes Street Triple conseguiram manter-se na frente das Z900 e arrancarem o 2º e 3º lugar da Classe TNB2.

João Curva #54 em BMW S1000R é o grande vencedor do Troféu Naked Bikes nesta primeira jornada do Campeonato Nacional de Velocidade de 2023. Ficamos porém na dúvida se num circuito mais técnico e exigente se a Triumph Street Tripe de Bottoglieri #11 não poderia surpreender ainda mais, terminando vitoriosa. Frédéric Bottoglieri, piloto francês residente em Portugal, está de parabéns com o resultado obtido.

No final para além dos Troféus atribuidos pela Federação, relativos aos três primeiros lugares conseguidos pelos pilotos das 3 Triumph Street Triple na Classe TNB2, a Triumph Portugal ofereceu 3 maquetes em madeira da Triumph Triple CUP, a versão competição da Street Triple 765 RS que participa este ano no Troféu Naked Bikes.

Agora a caravana das NAKED segue para uma prova única no Circuito mítico de Jerez nos próximos dias 20 e 21 de Maio, um extraordinário incentivo que o promotor e piloto dos TNB Paulo Vicente faz questão de todos os anos incluir como extra ao calendário do CNV ( que se limita a provas em circuitos nacionais )

Galeria de imagens

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x