MotoGP, Francesco Bagnaia recupera liderança do campeonato depois de Jerez
Francesco Bagnaia foi o grande vencedor do Grande Prémio de Espanha, não só conseguindo praticamente a pontuação máxima (segundo lugar no sprint, primeiro na corrida), mas voltando a saltar para o topo do campeonato de pilotos.
Com os 34 pontos que somou durante o fim de semana, o campeão do mundo tem agora 87 pontos no campeonato e aproveitou o facto de o anterior líder, Marco Bezzecchi, só ter somado um ponto durante todo o fim de semana, com o nono lugar na corrida sprint (depois caiu na corrida principal). Bagnaia tem agora uma vantagem de 22 pontos para Bezzecchi, que mantém o segundo lugar, mas não por uma margem muito grande.
A KTM teve um fim de semana de sonho em Jerez, com Brad Binder a vencer o sprint e a ser segundo classificado na corrida e Jack Miller a ser terceiro nas duas provas. O sul-africano somou 32 pontos e saltou do nono para o terceiro lugar no campeonato, apenas a três pontos de Bezzecchi e a 25 de Bagnaia. Já Miller subiu do 12.º para o quarto lugar no campeonato, depois dos 23 pontos que amealhou em Jerez.
Isto faz com que Maverick Viñales desça ao quinto lugar, com o espanhol da Aprilia a conquistar apenas três pontos em Jerez, fruto do sétimo lugar na corrida sprint. Álex Rins caiu do terceiro para o oitavo lugar e Álex Márquez baixou da oitava para a décima posição. Fabio Quartararo também caiu do sétimo para o 11.º lugar, com o décimo lugar na corrida principal a valer-lhe apenas seis pontos.