MotoGP, FIM anuncia campeonato feminino de motociclismo
A FIM e a Dorna Sports anunciaram a criação do campeonato do mundo feminino de motociclismo, numa apresentação realizada ontem em Jerez. A nova competição tem o objetivo de alargar o acesso às corridas de motociclismo para as mulheres e criar uma plataforma de representação para pilotos femininas.
Sendo lançada em 2024, a série inicial vai correr sobretudo em conjunto com o campeonato do mundo de Superbikes. O objetivo para a primeira época é, pelo menos, seis rondas, com duas corridas por ronda. A grelha vai correr com máquinas iguais, com apenas um fornecedor de motas que será anunciado em devido tempo.
“Esta é a primeira vez desde 1904 que vamos começar o próximo ano com o campeonato do mundo feminino. Espero que gostem do logótipo, é uma surpresa para todos. Pensámos muito nisto e tínhamos muita procura. Tal como fazemos no motocross, enduro e trial, vamos começar um campeonato feminino no próximo ano em circuitos. O nosso plano é ter seis corridas na Europa e planeamos fazer um campeonato de apenas uma marca. Vamos tentar ter mulheres de todo o mundo a correr neste novo campeonato. Vai ser organizado sobretudo dentro do campeonato de WSBK. É um campeonato onde queremos que as mulheres sejam profissionais. Não é um passo para outra categoria, queremos que as mulheres que corram aqui tenham um salário como profissionais. Esperamos começar em março ou abril do próximo ano”, disse Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo.