Moto3, Espanha, Q2: Deniz Oncu faz a pole à fente de Ortolá e Muñoz
Deniz Oncu (Red Bull KTM Ajo) conquistou a pole position na Moto3 em Jerez. O turco é forte e conseguiu derrotar Ortolá (Angeluss MTA) e David Muñoz (BOE Motorsports), que caíram no final. Foi a sua quinta pole, mas nunca venceu.
O turco Deniz Oncu, os espanhóis José António Rueda e Dani Holgado, assim como o italiano Andrea Migno, eram quatro favoritos para a última qualificação de Moto3 que iria defenir o homem da pole-position de Moto3. David Alonso, Diogo Moreira, Jaume Masia, Ayumu Sasaki e Kaito Toba também estavam nessa equação.
Romano Fenati, Ivan Ortolá e Dani Holgado começaram por liderar por esta ordem a sessão nos primeiros minuos. Oncu ocupava a quinta posição, entre os japoneses Sasaki (P4) e Toba (P6). Moreira, Yamanaka e Suzuki fechavam o top 10.
A 4 minutos do final Deniz Oncu saltava com facilidade para o topo da tabela de tempos com uma volta de 1’45”839, assumindo a posição de líder na frente de Fenati e Ortolá. Mas o turco estava imparável, baixando na volta seguinte para 1’45”668. Ortolá também melhorava, subindo a segundo, a 115 milésimos de Oncu que estabelecia a melhor velocidade máxima em 208 km/h. Cuspido pela sua moto numa travagem o sevilhano David Muñoz caiu aparatosamente, felizmente sem consequências. A partir daí, todas as voltas seria canceladas e o treino terminava.
Oncu terminava a dominar a sessão à frente de Ortolá, Muñoz, Fenati e Masia. A corrida de Moto3 está agendada para as 11h00 de domingo, sendo a primeira do programa do Grande Prémio de Espanha.