MotoGP, Johann Zarco: “Estão a exigir demais de nós”
O piloto da Pramac Ducati Johann Zarco é terceiro no Campeonato do Mundo após dois eventos e está confiante em voltar ao pódio em Austin. Ao mesmo tempo, o francês faz duras criticas ao novo formato do MotoGP.
A 15 pontos do líder do campeonato, Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing), Zarco é terceiro no campeonato antes do Grande Prémio das Américas. “Os sprints são bons para se preparar para a corrida de domingo, porque fornecem muitas informações ”.
O piloto de 32 anos confirmou o seu desempenho anterior e explicou que acha que tem uma boa chance para a corrida de domingo em Austin. “Até agora sempre consegui grandes resultados aos domingos. Atualmente estou em terceiro no campeonato, e se estiver na mesma posição ou ainda melhor neste domingo é ótimo”.
O novo formato do MotoGP com o sprint no sábado e a Fan Parade no domingo de manhã pretende aproximar as estrelas da categoria rainha dos espectadores e adeptos. Mas Zarco prefere sublinhar o lado sombrio do novo conceito.
“Eles exigem muito de nós. Claro que o programa é bom para o espetáculo. No entanto, eles esquecem que temos que nos concentrar. No sábado de manhã temos que nos apresentar aos espectadores 15 minutos antes do treino livre. Isso é obrigatório, caso contrário, enfrentaremos penalizações. Mesmo que sejam apenas treinos livres, temos que andar de moto a mais de 300 km/h e em alguns percursos difíceis. Devemos pensar no fato de que, embora o programa seja bom, precisamos de nos focar no nosso trabalho.”
Depois de quatro pilotos se terem lesionado – Marc Márquez e Joan Mir (ambos da Repsol Honda), Enea Bastianini (Ducati) e Miguel Oliveira (Aprilia) – Zarco foi ainda mais longe no ceu comentário: “Talvez estes 15 minutos sejam a razão pela qual nós, pilotos, ficamos mais em stress e mais acidentes e lesões acontecem.” Fica o aviso do experiente francês da Pramac.