EWC: SERT pronta para o primeiro desafio em Le Mans
A equipa Yoshimura SERT Motul está confiante para a ronda de abertura do Campeonato do Mundo de Endurance 2023, as 24 Horas Motos, em Le Mans, no fim de semana de 15 e 16 de abril.
Quinta mais rápida nos tempos oficiais de pré-temporada do EWC no Circuito Bugatti, com um tempo de volta mais rápido de 1m35.672s – mais de meio segundo mais rápido do que nas sessões de teste do ano passado – a Yoshimura SERT Motul está focada numa terceira vitória consecutiva nas 24 Horas Motos.
Etienne Masson regressa à equipa para se juntar a Gregg Black – que ajudou a SERT a vencer o Mundial de Endurance em 2019/2020 – e ao experiente Sylvain Guintoli, ex-piloto da Suzuki e atual comentador do MotoGP.
Durante os meses de inverno, a engenhosa colaboração japonesa/francesa da Yoshimura e SERT continuou a buscar e implementar melhorias sempre que necessário, com novas peças e configurações. No entanto, com um pacote comprovado na Suzuki GSX-R1000R e uma equipa técnica e de pit qualificada, a Yoshimura SERT Motul permanece praticamente inalterada.
“Agora temos dois anos de experiência no EWC com a Suzuki, Yoshimura, SERT e Motul, e abordamos a temporada de 2023 com grandes esperanças e confiança nos nossos pilotos e na equipa como um todo”. Disse Yohei Kato, diretor da equipa baseada em Le Mans.
“No nosso primeiro ano, em 2021, dominamos o campeonato. Depois, as outras equipas melhoraram e foram mais rápidas – pudemos ver isso em 2022. É vital que continuemos a evoluir, pois o campeonato está muito mais competitivo agora. A Suzuki GSX-R1000R nada mudou para este ano, mas atualizamos a moto com algumas peças novas.” Concluiu Kato.
Não menos confiante está o francês Sylvain Guintoli, ansioso por de novo calçar as luvas.
“É um alívio podermos continuar com esta equipa e esta aventura no World Endurance. Estamos todos felizes para que o desafio possa continuar com uma equipa que tem uma vasta experiência, conhecimento e confiança. Conheço o Etienne, mas nunca fui companheiro de equipa com ele. Como o Gregg, ele tem uma história fantástica de vitórias com o SERT, então é como se estivesse a voltar a casa. Temos muita experiência entre nós, o que nos torna uma equipa forte. Estou ansioso por Le Mans porque, apesar de termos vencido as duas últimas edições, não há pressão. É uma corrida difícil e só precisamos nos controlar e manter o nosso recorde de cem por cento. Não é fácil, mas vamos tentar recuperar a placa número 1.”
As equipas do EWC terão uma oportunidade final de teste em Le Mans no dia 11 de abril. A exigente corrida de resistência começa às 15h locais de sábado, 15 de abril de 2023.