MotoGP, Argentina, Q1: Alex Marquez e Fabio Quartararo passam à Q2
Alex Marquez (Gresini Ducati) e Fabio Quartararo (Yamaha) foram os pilotos que passaram à Q2, depois de uma sessão de alta tensão, provocada por condições de uma chuva ligeira que deixaram os pilotos em dúvida: pneus lisos ou de chuva?
Fabio Quartararo, que foi um dos homens que escolheu os pneus ‘wet’ – como a maioria dos pilotos – foi o primeiro a sofrer um despiste com a Yamaha M1. E logo ele, que desde o Qatar no ano passado não era obrigado a ir ao Q1.
Alex Marquez, Fabio Di Giannantonio e Jack Miller foram os primeiros a saltar para o topo na sessão, mas o francês da Yamaha regressou ao ataque, estabelecendo o melhor tempo (1m47.397s) a 7 minutos do final da sessão. Alex Marquez tentou responder com a Ducati da Gresini, mas em vão, mantendo o segundo lugar. Di Giannantonio estava em terceiro, Raul Fernandez
A 3 minutos do final, Alex Marquez tirava oitenta milésimos ao tempo de Quartararo, saltando para o topo. Supreendente estava Raul Fernandez que com a RNF Aprilia se aproximava bastante do francês, assumindo o terceiro tempo. Marquez ainda estava a a tirar 3 centésimos ao seu tempo, mas apanhou um obstáculo, um Mir como uma espécie de chicane móvel, caindo o #73 da Gresini e a sua moto pegou fogo!
Apesar do esforço, nem Miller nem Binder conseguiam passar à sessão seguinte com as KTM.