MotoGP, Argentina, T2: ‘Capitão’ Aleix fecha com chave d’ouro o primeiro dia
Aleix Espargaró quer repetir o triunfo de 2022 na Argentina. O piloto de Granollers assinou o melhor tempo no treino 2, após um grande duelo com o seu companheiro de equipa Maverick Viñales. Marco Bezzecchi foi terceiro com a Ducati, Fabio Quartararo, Alex Marquez e Joan Mir têm de ir ao Q1.
Recordando o que se passou no T1 da manhã, os pilotos de MotoGP partiram para a longa segunda sessão de 1 hora, com Maverick Viñales, Aleix Espargaró e Jorge Martin instalados no topo da tabela de tempos. A volta mais rápida a bater, 1m39.207s com a assinatura do Top Gun da Aprilia. Os ‘vizinhos’ de Noale estavam no topo… que resposta daria a Ducati? Do lado japonês as coisas estavam sombrias, apenas Takaaki Nakagami instalado no top 10 com a LCR Honda… Fabio Quartararo em P15 e Joan Mir em P18 e último lugar.
Nos primeiros minutos da segunda sessão, as KTM RC16 de Binder e Miller continuavam instáveis e sem se afeiçoar ao circuito sul-americano, Augusto Fernandez caia as cambalhotas com a GasGas RC16 na curva 1, Quartararo diminuia o prejuízo subindo duas posições, para P13… Bagnaia estava sentado na box, certamente a pensar com a equipa na melhor estratégia para repetir o que fez em Portugal.
Com 30 minutos decorridos os tempos da manhã continuavam sem ser batidos. Apenas Alex Rins subira para P5, uma posição atrás de Nakagami, demonstrando que as duas motos da LCR Honda estavam nitidamente acima das RC213V da Repsol Honda. Mir subira um lugar, para P17! Bagnaia subira para duas posições, para P8.
A 22 minutos do final da sessão, os melhores tempos da manhã continuavam em vigor, com duas Aprilia no topo (Viñales e Espargaró), seguidas pela Ducati de Martin e as Honda de Nakagami e Rins. Seguiam-se as Ducati de Marquez, Zarco, Bagnaia e Marini, com a Yamaha de Morbidelli a fechar o top 10. Fabio Quartararo regressava à garagem para os derradeiros minutos sem descolar de P15, atrás de Luca Marini e Fabio Di Giannantonio.
No último quarto de hora as coisas mudam, Jorge Martin e Aleix Espargaró passam pelo topo dos tempos, Pecco Bagnaia também, mas é Marco Bezzecchi que estabelece a melhor volta a 10 minutos do final, com uma volta de 1m38.767s ao veloz circuito de Termas de Rio Hondo. Seguem-se Viñales, Marini, Bagnaia, e Espargaró a fechar o top 5. Brad Binder consegue subir a P8, com o seu companheiro Jack Miller em P12. O francês Quartararo em P15 continua em dificuldades, bastante mais lento que Morbidelli que sobe a P7 nos últimos 3 minutos.
A 2 minutos do final Maverick Viñales recoloca a RS-GP no topo da tabela, mas o seu tempo acaba batido pelo capitão da Aprilia Aleix Espargaró com uma volta de 1m38.518s. Pecco Bagnaia segue a fundo com Ducati de fábrica, mas não descola da sexta posição, mais lento que as motos-satélite de Bezzecchi, Marini e Zarco que fecham os cinco primeiros. Martin (Pramac Ducati), Nakagami (LCR Honda), Morbidelli (Yamaha) e Rins (LCR Honda) encerram um top 10 que continua a ser liderado pela Aprilia.
TOP 10 – T2 MOTOGP , ARGENTINA
1º A. ESPARGARO (APRILIA) 1:38.518
2º M. VIÑALES (APRILIA) +0,162
3º M. BEZZECCHI (DUCATI) +0,249
4º L. MARINI (DUCATI) +0,315
5º J. ZARCO (DUCATI) +0,391
6º F. BAGNAIA (DUCATI) +0,426
7º J. MARTIN (DUCATI) +0,488
8º T. NAKAGAMI (HONDA) +0,553
9º F. MORBIDELLI (YAMAHA) +0,562
10º A. RINS (HONDA) +0,599