MotoGP, Como está o campeonato depois do Grande Prémio de Portugal?
O Grande Prémio de Portugal marcou o arranque do campeonato do mundo de MotoGP em 2023, com Francesco Bagnaia a ser a grande estrela do fim de semana, vencendo a corrida sprint de sábado e a corrida de domingo, amealhando a pontuação máxima, estando na frente do campeonato.
Bagnaia conquistou 12 pontos na corrida sprint e 25 na corrida principal, liderando a tabela com 37 pontos. Maverick Viñales é o vice-líder, com 25 pontos, depois do segundo lugar no domingo e do quinto posto no sábado. Marco Bezzecchi não pontuou no sprint, mas foi terceiro no domingo e ocupa a mesma posição no campeonato, com 16 pontos. Johann Zarco e Jack Miller completam o top-5 com 15 pontos para cada um, com Álex Márquez em sexto, com 12 pontos.
Contudo, Aleix Espargaró, Fabio Quartararo e Enea Bastianini, candidatos ao título em 2022, tiveram fins de semana complicados. Espargaró nunca foi uma séria ameaça ao pódio, embora saia do fim de semana com 11 pontos, enquanto o oitavo lugar de Quartararo no domingo faz com que tenha oito pontos. Bastianini lesionou-se na corrida sprint, falhando a corrida de domingo, o que quer dizer que ainda não pontuou.
Quanto a Marc Márquez, apesar de ter conseguido um pódio no sprint, o seu DNF na corrida faz com que não figure entre os dez primeiros do campeonato, tendo apenas sete pontos. O espanhol também já é ausência confirmada para o fim de semana na Argentina. No que toca a Miguel Oliveira, o português sai de Portimão com uns ‘curtos’ três pontos, com um erro na última volta da corrida sprint a negar-lhe um possível terceiro lugar (foi sétimo) e depois a ser vítima do erro de Márquez na corrida.
Top-10 do campeonato:
- Francesco Bagnaia (Ducati) – 37 pontos
- Maverick Viñales (Aprilia) – 25 pontos
- Marco Bezzecchi (VR46) – 16 pontos
- Johann Zarco (Pramac) – 15 pontos
- Jack Miller (KTM) – 15 pontos
- Álex Márquez (Gresini) – 12 pontos
- Aleix Espargaró (Aprilia) – 11 pontos
- Brad Binder (KTM) – 10 pontos
- Jorge Martín (Pramac) – 9 pontos
- Fabio Quartararo (Yamaha) – 8 pontos