MotoGP, Portugal, T1: Álex Márquez na frente de Joan Mir, Oliveira fora do top-10
Álex Márquez (Gresini) foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos do Grande Prémio de Portugal de MotoGP. O espanhol, que agora está numa das equipas da Ducati, rodou em 1:38.782 minutos e bateu Joan Mir, agora na Honda, por 45 milésimos, com Luca Marini (VR46) a terminar em terceiro, a 140 milésimos.
A sessão começou com chuva ligeira a cair na pista, com a bandeira de chuva a ser mostrada no posto de comissários, o que não impediu alguns pilotos de virem logo para a pista. Um highside sofrido por Franco Morbidelli (aparentemente, sem lesões) levou a que os pilotos voltassem à box, regressando à pista quando faltava meia hora para terminar a sessão.
De resto, os últimos minutos foram marcados por time attacks, com Marco Bezzecchi (VR46) a subir para o quarto lugar, a 236 milésimos. Outra Ducati, neste caso a Pramac de Johann Zarco, terminou em quinto, a 286 milésimos, com a Aprilia de Maverick Viñales em em sexto, a 398 milésimos. Jorge Martín, também da Pramac, foi sétimo, a 424 milésimos de Álex Márquez, com Fabio Quartararo (Yamaha) em oitavo, a 499. O campeão Francesco Bagnaia foi nono nesta primeira sessão, colocando a Ducati a 693 milésimos do topo. Marc Márquez (Honda) fecha o top-10, a 755 milésimos.
Quanto a Miguel Oliveira, também tentou um time attack no final, mas não conseguiu um lugar nos dez primeiros, terminando em 16.º, com 1:39.794, a 1.012 segundos de Álex Márquez. De recordar que, com o novo formato, as duas sessões de treinos de sexta-feira decidem quem passa diretamente à Q2 (os dez primeiros têm essa vantagem).
A segunda sessão tem início às 15 horas.