Moto2, Testes Portimão: Domínio avassalador de Pedro Acosta
Pedro Acosta (Red Bull Ajo KTM) manteve-se imbatível no topo da tabela de tempos até ao final dos testes de Moto2 IRTA, este domingo, em Portimão. Agora seguem-se quatro dias de descanso para os pilotos, antes do regresso na sexta-feira para o Grande Prémio de Portugal.
O Dia 3 em Portimão assinalou o fim dos testes de pré-temporada da classe intermédia, que dentro de uma semana volta ao mesmo circuito português para o início da temporada de Moto3.
As sessões de treinos dos últimos dias têm decretado alguns valores inequívocos no terreno, sobretudo a velocidade e competitividade de um Pedro Acosta que se revelou o mais convincente de toda a grelha sob todos os pontos de vista, desde a velocidade pura ao ritmo de corrida.
No entanto, os rivais não estão distraidos, principalmente Aron Canet , um dos melhores em termos de ritmo, mas também um recém-descoberto Fermin Aldeguer , bem como a surpresa destes testes, Barry Baltus. Tony Arbolino também melhorando à tarde, enquanto fica adiado para o primeiro fim de semana de corrida o julgamento sobre Celestino Vietti , crescendo em relação aos testes de Jerez, mas ainda moderado em relação ao seu potencial efetivo.
Vale ainda destacar as diferentes atuações dos estreantes na categoria: Sergio Garcia e Dennis Foggia estiveram bem, Izan Guevara em grande dificuldade.
Tempos-recorde no domingo
Nas melhores condições de domingo no “Autódromo Internacional do Algarve” houve tempos recordes, e não só na Moto3. Pedro Acosta com o chassis Kalex e o motor Triumph de Moto2, estabeleceu este domingo a sua melhor volta em 1m41.907s, batendo assim o registo da melhor volta de sempre,1m42,101s que tinha a assinatura de Raul Fernandez desde 2021 no circuito algarvio.
Fermin Aldeguerque conclui a sua prova na segunda posição, graças ao tempo marcado pela manhã. O pódio virtual é completado por Canet, que se confirma entre os mais constantes e também um dos possíveis favoritos ao pódio tendo em vista a primeira etapa do ano. Quarto lugar de Somkiat Chantra à frente de Sam Lowes – o inglês da Marc VDS foi o mais rápido depois de Acosta na segunda sessão e depois de Arbolino na última.
O sexto piloto mais rápido foi Tony Arbolino no combinado, à frente de Bo Bendsneyder e Barry Baltus. Ainda em dificuldade Celestino Vietti , décimo primeiro na segunda sessão e nono na última (de notar que na última jornada apenas treze pilotos rodaram).
Estreantes em aprendizagem acelarada
Dennis Foggia não rodou à tarde pelo que a única referência é o tempo registado de manhã que lhe permite ficar um segundo e três décimas atrás do melhor tempo de Acosta, ocupando a 21ª posição no combinado. A fase de aprendizagem do piloto da italtrans continua, e aos poucos vai demonstrando que pode tomar as medidas certas na categoria média. O mesmo contexto técnico para Sergio Garcia, que se revelou o mais rápido entre os estreantes graças ao décimo sétimo tempo, enquanto Izan Guevara segue em sofrimento , último na segunda sessão do dia e último no combinado.
Testes Moto2, Portimão, domingo
1. Pedro Acosta, Kalex, 1:41.907
2. Fermin Aldeguer, Boscoscuro, 1:41.979
3. Aron Canet, Kalex, 1:42.091
4. Somkiat Chantra, Kalex, 1:42.275
5. Sam Lowes, Kalex, 1:42.281
6. Tony Arbolino, Kalex , 1:42.290
7. Bo Bendsneyder, Kalex, 1:42.334
8. Barry Baltus, Kalex, 1:42.449
9. Jake Dixon, Kalex, 1:42.487
10. Albert Arenas, Kalex, 1:42.576