Dakar, Etapa 1: Sanders vinga desaire de Sunderland com triunfo
O dia começou com a pior notícia para a GasGas e o abandono do seu líder Sam Sunderland , devido a uma queda precoce. Mas o que o Dakar tirou devolveu em forma de vitória para outro piloto da equipa, o australiano Daniel Sanders. Com as motos da Hero Motosport, Joaquim Rodrigues e Sebastian Buhler estão à beira do Top 10.
Joan Barreda, assim como todas as Hondas oficiais da Monster Energy que ontem ‘sacrificaram’ o prólogo para partir de posições recuadas na Etapa 1, também brilhou nas alturas. A diferença entre os cinco primeiros foi inacreditavelmente estreita , todos separados por apenas um minuto após 369 km de especial. Além de Sanders , apenas Quintanilla e Brabec precederam o espanhol na classificação do dia.
Isso coloca Barreda em boa posição na classificação geral , segundo, um minuto atrás de Sanders e à frente dos oficiais da Honda. Claro que ainda é muito cedo para se fazerem contas mas, como diz o ditado, luz que vai à frente alumia duas vezes.
O primeiro dia de competição a sério mostrou também uma brilhante atuação do jovem Mason Klein, uma futura estrela da categoria que hoje dominou a primeira parte da etapa , mas que perto do fim perdeu tempo para terminar na sexta posição, logo atrás do argentino Kevin Benavides, o melhor representante da KTM. Toby Price que no sábado foi o mais rápido no prólogo foi hoje sétimo, na frente de Skyer Howes (Husqvarna), de Van Beveren (Honda) e de Nacho Cornejo (Honda) que completaram o top 10,
Joaquim Rodrigues (Hero) voltou a ser o melhor luso no rali, 12º na etapa com o luso-alemão e colega de equipa Sebastian Buhler muito perto ( 13º). Os outros três portugueses, António Maio (19º), Rui Gonçalves (35º) e Mário Patrão (56º) continuam em prova.
Amanhã o Rally Dakar prossegue com segunda etapa (Sea Camp – Alula) numa extensão total de 589 quilómetros, 430 dos quais a contra-relógio.
Classificação provisória da 1ª etapa do Dakar 2023 (em atualização)
1. Daniel Sanders (GasGas) – 3h 31:00
2. Pablo Quintanilla (Honda) a 7s.
3. Ricky Brabec (Honda) a 10 seg.
4. Joan Barreda (Honda) a 20s.
5. Kevin Benavides (KTM) a 54 s.
Classificação geral provisória (em atualização)
1. Daniel Sanders (GasGas) – 4h 12:55.
2. Joan Barreda (Honda) a 1:00.
3. Ricky Brabec (Honda) em 1:15.
4. Pablo Quintanilla (Honda) em 1:22.
5. Kevin Benavides (KTM) em 1:34.