Dakar 2023, Matthias Walkner: “Não é grande coisa ter mais etapas no Dakar”
Com 8 participações no Dakar, 1 vitória (2018) e o 3º lugar em 2022, o austríaco de 36 anos da Red Bull KTM Factory Racing integra o lote de favoritos desta 45ª edição do mítico Dakar.
Não se deixe enganar pelo número 52. Matthias Walkner é um dos melhores pilotos de rali-raide, tendo terminado no pódio em quatro das últimas seis edições do Dakar. Em 2018, tornou-se o primeiro austríaco a vencer o rali na classe de motos e esteve perto de repetir esse triunfo, terminando em segundo em 2019 e terceiro em 2022.
“Fiz um super Dakar em 2022, e Abu Dhabi também foi um rali muito bom, mas sofri uma queda nessa prova e danifiquei o tendão supraespinal do ombro. Não estava completamente rasgado, cerca de 30%, então tentamos reforçar o ombro e esperámos que sarasse sozinho. Mas depois do Romaniacs em julho, vi que não estava a melhorar e tive de me submeter a outra cirurgia em meados de agosto. Voltei à moto no final de outubro e sinto-me agora muito bem.”
“Não é grande coisa ter mais etapas no Dakar 2023. É apenas mais tempo para perder ou ganhar, dependendo da sua posição. Mas com as outras novas regras e regulamentos, é como uma corrida completamente nova. De qualquer forma, o Dakar é super divertido, em pleno deserto. Adoro esta corrida”.