WSBK, Portimão: Stuart Millen explica os principais desafio da ‘Montanha Russa’
É já no próximo fim de semana que se disputa a 9ª ronda do Campeonato do Mundo de Superbike em Portimão. Para obter informações técnicas sobre o circuito de 4,6 km no sul de Portugal, o comentador das SBK Steve English falou com o chefe de equipa da Gil Motor Sport, Stuart Millen.
“Para ser honesto, o maior desafio em Portimão é que é um circuito muito único,” explicou Millen quando questionado sobre a natureza do circuito. “Não há outra pista como esta porque tem um pouco de tudo. É um circuito ondulado que tem curvas apertadas onde é fácil perder a frente, há a zona de travagem forte da curva 1, as curvas rápidas com grandes compressões como a curva 9 e há a travagem em declive da curva 5. Para fazer tudo bem o piloto precisa andar bem estar confiante na moto.”
Ao longo do ano, várias equipas de SBK e MotoGP testam em Portimão mas, tal como a natureza desafiante da pista, nada pode ser dado como garantido de um mês para o outro. As mudanças de temperatura da pista são refletidas pelas mudanças de aderência. Durante o inverno, vemos recordes de volta quebrados nas temperaturas mais frias em comparação com o que podemos esperar no próximo fim de semana.
“A pista muda muito de fevereiro a outubro”, prossegue o chefe de equipa de Christophe Ponsson na categoria mundialista das SBK? “Durante o teste de pré-temporada, a pista é muito mais rápida, por isso é muito fácil acreditar que faremos progressos durante o inverno. Quando chegamos às condições mais quentes para um fim de semana de corrida, descobre-se que a moto não funciona tão bem, o que significa que é preciso fazer algumas alterações e ter uma configuração diferente para o fim de semana de corrida por causa das temperaturas da pista.”
“A temperatura ambiente é obviamente importante, mas em Portimão, o maior fator que pode pesar para os pilotos é o vento. Temos algumas curvas muito longas com a moto de lado, então uma rajada de vento pode ter um grande impacto para o piloto. Se o dia estiver frio, isso também pode significar que temos dificuldades com os pneus. Um fim de semana de corrida em outubro significará que as condições podem ser bastante variáveis. Espero que esteja ensolarado e quente, porque isso é o ideal para todos!”
Este fim de semana as equipes não terão o pneu SCQ da Pirelli disponível durante todo o fim de semana. Em vez disso, o pneu SCX estará disponível apenas para a sessão Superpole e Superpole Race. Deve significar que na corrida de dez voltas, todos usarão a mesma borracha.
Portimão será a última corrida de Ponsson em 2022
Esta temporada tem sido uma campanha difícil para Christophe Ponsson #23 devido a uma série de lesões. Uma grave lesão no ombro deixou o piloto francês em dificuldades durante a maior parte do verão e Portimão marcará o fim da campanha nesta temporada, estando assim o piloto da Gil Motosport Yamaha da Argentina, Indonésia e Austrália.
“O Christophe tem estado lesionado desde a sua queda em Misano. Teve uma clavícula fracturada e desde então tem sido difícil porque ele teve danos musculares e nervosos no ombro. A quilometragem necessária ao longo de um fim de semana em SBK é bastante alta, especialmente no domingo, então decidimos que Portimão seria a nossa última corrida da temporada.” Esclareceu Stuart Millen.
Horários de Portimão – WSBK 2022
SEXTA-FEIRA
09:45: WorldSSP300 – FP1
10:30: Mundial SBK – FP1
11:25: MundialSSP – FP1
14:15: WorldSSP300 – FP2
15:00: Mundial SBK – FP2
16:00: MundialSSP – FP2
SÁBADO
09:00: Mundial SBK – FP3
09:45: WorldSSP300 – Superpole
10:25: MundialSSP – Superpole
11:10: Mundial SBK – Superpole
12:40: WorldSSP300 – Corrida 1
14:00: SBK – Corrida 1
15:15: MundialSSP – Corrida 1
DOMINGO
09:00: Mundial SBK – WUP
09:25: WorldSSP – WUP
09:50: WorldSSP300 – WUP
11:00: SBK – Corrida Superpole
12:30: MundialSSP – Corrida 2
14:00: SBK – Corrida 2
15:15: WorldSSP300 – Corrida 2