Enduro Vintage Trophy: 180 pilotos de 15 nacionalidades esta semana em Santiago do Cacém
Santiago do Cacém recebe o “Enduro Vintage Trophy”, entre quarta-feira e domingo, 29 de Setembro e 2 de Outubro.
A prova vai reunir, durante cinco dias, 182 atletas de 15 nacionalidades em motos vintage originais dos anos 60 aos 90.
“Vamos ver vedetas, campeões do mundo. Temos, pelo menos, três antigos campeões do mundo e vários campeões nacionais. Quem goste de enduro e quem tenha vivido o enduro nos anos 70/80 está como peixe na água em Santiago do Cacém”, destacou o presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal, Pedro Mariano.
O evento arranca na quarta-feira, dia 28 de Setembro, com as verificações técnicas e administrativas e um desfile de apresentação de pilotos e das suas velhinhas máquinas de competição em Santiago do Cacém.
Na quinta-feira, entre as 15:00 e as 19:00, realiza-se a prova especial de aceleração em Vila Nova de Santo André, seguindo-se dois dias inteiramente dedicados à competição.
Na sexta-feira, estão previstas duas voltas, num percurso de 65 quilómetros (três especiais por volta) e, no sábado, duas voltas num percurso 70 quilómetros (três especiais por volta), finalizando no Castelo da cidade de Santiago do Cacém.
No domingo termina a competição com uma especial de motocross no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, com os pilotos a alinhar em grelhas de 20 de todas as classes presentes.
“É a maior prova mundial deste tipo de veículos e será disputada tanto por seleções, como por equipas e, durante quatro dias, terá várias provas, umas especiais cronometradas e, no final, uma especial de motocross, num circuito fechado, onde vamos saber quem é o vencedor” deste evento, afirmou Luís Silva, vice-presidente do MotorSport à rádio M24.
O Enduro Vintage Trophy é uma derivação dos International Six Days Enduro (ISDE). A prova arranca na quinta-feira, dia 29 de Setembro.