MotoGP, Japão, Q1: Zarco e Martín na Q2, Bastianini volta a cair
Johann Zarco e Jorge Martín (ambos da Pramac) foram os pilotos mais rápidos da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio do Japão de MotoGP. Foi o francês a obter o melhor tempo, com 1:55.300 minutos, batendo o seu colega de equipa por 495 milésimos.
Marco Bezzecchi (VR46) foi o que esteve mais próximo de negar um lugar na Q2 a um dos seus colegas da Ducati (ficou ainda a 139 milésimos de Martín, mas, em boa verdade, a dupla da Pramac pareceu ser sempre a mais rápida ao longo da sessão, não sendo surpreendente o facto de passarem à Q2 com as duas motos. Franco Morbidelli (Yamaha) foi quinto, à frente de Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio (ambos da Gresini), Álex Márquez (LCR), Álex Rins (Suzuki), Tetsuta Nagashima (LCR) e Remy Gardner (Tech3).
Bastianini tem assim vida complicada para a corrida de amanhã, partindo do 15.º lugar. O italiano tinha conseguido chegar ao terceiro lugar e teria direito a uma última tentativa de chegar à Q2, mas caiu nos instantes finais da sessão (segunda queda do fim de semana, depois da de ontem).
A Q2 está agendada para as 8h35, lembrando que o mau tempo provocou atrasos nas horas originalmente agendadas.