MotoGP, Japão, TL1: Miller na frente, Oliveira nono, queda compromete Bastianini

Por a 23 Setembro 2022 08:38

Jack Miller (Ducati) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão de MotoGP, a única do dia de hoje. O australiano fez a sua melhor volta em 1:44.509 minutos, batendo os três candidatos ao título por poucos milésimos. Francesco Bagnaia (Ducati) foi segundo a 28 milésimos, Fabio Quartararo (Yamaha) terceiro a 49 milésimos e Aleix Espargaró (Aprilia) quarto a 68 milésimos.

De referir que esta sessão teve uma duração de uma hora e 15 minutos, sendo a única da classe de MotoGP do dia de hoje. Com as previsões de que a chuva afetará todo o dia de amanhã, é possível que esta sessão tenha sido decisiva para determinar quem avança diretamente para a Q2.

Luca Marini (VR46) terminou no quinto lugar, à frente dos dois pilotos de fábrica da Honda, Marc Márquez e Pol Espargaró. Seguem-se os dois pilotos da KTM, com Brad Binder oito milésimos à frente de Miguel Oliveira. Maverick Viñales conseguiu colocar a segunda Aprilia no top-10, numa sessão em que os dez primeiros ficaram separados por apenas 288 milésimos.

No que toca a Miguel Oliveira, o português foi consistente ao longo da sessão e desta vez foi incisivo no time attack, fazendo a sua melhor volta na reta final, com 1:44.743, que deu para o nono lugar, a apenas 234 milésimos de Jack Miller. Se se confirmar a chuva para amanhã, o luso tem presença garantida na Q2.

Destaque ainda para Enea Bastianini, que tem estado em forma nos últimos Grandes Prémios, vencendo mesmo em Aragão, mas que hoje não foi além do 14.º lugar. O italiano da Gresini procurava melhorar nas últimas voltas, mas acabou por sofrer uma queda que o impediu de subir na tabela. Johann Zarco e Darryn Binder também registaram quedas no final.

A segunda sessão de treinos livres de MotoGP está agendada para amanhã às 2h50.

author avatar
Bernardo Figueiredo
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x