MotoGP: Oliveira e Fernandez, a dupla de sonho da RNF Aprilia
A equipa de Razlan Razali parece estar focada nesta formação para a próxima época, constituída por dois pilotos vindos das fileiras da KTM: Miguel Oliveira e Raul Fernandez.
O mercado de pilotos vem-se agitando cada vez mais e a cada semana que passa, a grelha para 2023 vai-se compondo, alinhando pacientemente as peças como num jogo de xadrês. No entanto, muitos são os pilotos que não possuem a confirmação oficial da sua transferência, como Joan Mir (provável na Honda) ou Raul Fernandez. Para o vice-campeão do último campeonato de Moto2, espera-se a entrada na Aprilia, na equipa RNF de Razlan Razali, actualmente a trabalhar com a Yamaha. O companheiro de equipa de Fernandez, caso este cenário se concretize, deverá ser Miguel Oliveira que há quem diga que está praticamente certo para pilotar a moto italiana.
Miguel Oliveira no papel de “primeiro piloto”
A escolha da casa de Noale é clara: apostar num piloto experiente e fiável como Miguel Oliveira, tendo ao seu lado um jovem talento como Raul Fernandez. No entanto, não faltam algumas perplexidades em torno desta potencial combinação, com o português regularmente fora do top 5 – a unica excepção foi a vitória de Oliveira em Mandalika – e o jovem estreante que neste momento é talvez a maior desilusão da temporada, com apenas 5 pontos conquistados em 11 corridas.
Miguel Oliveira deixaria a KTM após 4 anos no MotoGP; uma experiência que certamente será benéfica para a Aprilia, que garantiria um piloto capaz de dar também o seu contributo para o desenvolvimento da moto. Oliveira, certamente não está entre os pilotos mais rápidos e explosivos da categoria rainha, apesar de ter conquistado 4 GPs (16 no total na sua carreira em todas as classes), mas entre as opções que o mercado oferece, Oliveira é certamente uma importante peça e um ativo que inclusive condiciona a movimentação de outras ‘peças’ no tabuleiro do mercado de transferências. A concretizar-se esta mudança para a RNF, o português ficaria a conduzir a competitiva RS-GP que Aleix Espargaró está a utilizar este ano, o que seria um grande impulso para as suas aspirações de andar nos lugares da frente. Mas estará Miguel Oliveira disposto a auferir um salário bastante abaixo do que a KTM lhe oferece para ficar na Tech3?
Porquê Raul Fernandez?
Os últimos rumores de mercado aproximam insistentemente Raul Fernandez da Aprilia e do Team RNF, uma escolha que tem certamente a idade do piloto e o seu curriculo em linha de conta, mas que também apresenta alguns nós por desatar. Embora o ranking atual relegue o estreante espanhol para o fundo da grelha com apenas 5 pontos, o seu talento nunca foi questionado e temos que nos lembrar da temporada passada em que Fernandez quase conquistou o título da classe intermédia, conquistando 8 vitórias no seu ano de estreia na Moto2 . Isto sugeria um futuro risonho para o madrileno de 21 anos que na sua primeira época no MotoGP sofre não pouco com o impacto entre os grandes.
Dito isto, a Aprilia colocaria um piloto interessante nas suas fileiras, que foi um dos ativos mais procurados até ao ano passado e que colocado no contexto certo, tem todas as competências para se tornar um piloto de topo.