MotoGP, Miguel Oliveira foi rei à chuva em Mandalika
25 anos depois, o MotoGP regressava à Indonésia, numa visita que acabou por ser memorável para Miguel Oliveira. O português alcançou aquela que foi até agora a sua única vitória da temporada, numa corrida que demorou a começar.
Devido à chuva, ainda houve aproximadamente uma hora de espera antes de a corrida se iniciar, com destaque para uma feiticeira que ‘contribuiu’ para o fim da carga de água que caía sobre a pista. Eventualmente, a corrida começou e foi Miguel Oliveira (KTM) que triunfou, batendo Fabio Quartararo (Yamaha) e Johann Zarco (Pramac), com os três pilotos a subirem ao pódio pela primeira vez em 2022.
O português tinha arrancado do sétimo lugar da grelha e arrancou de forma brilhante para se colocar no top-3, antes de passar para a frente e vencer de forma confortável. O português, brilhante em condições de chuva, voltou a mostrar isso mesmo e continuou a boa forma da KTM, que já tinha tido Brad Binder no pódio no Qatar.
Uma equipa que tinha estado bem no Qatar e que se eclipsou em Mandalika foi a Honda, sobretudo depois da arrepiante queda de Marc Márquez no warm up, deixando o espanhol fora deste e do próximo Grande Prémio. Na corrida, nenhum dos pilotos da marca japonesa integrou o top-10.