MotoGP, Catalunha, TL1: Rins no topo com a Suzuki, Oliveira consistente

Por a 3 Junho 2022 10:02

Alex Rins foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos livres desta manhã no circuito de Barcelona-Catalunha. Miguel Oliveira, rodou de forma consistente nos dez primeiros e terminou a sessão na 8ª posição, a apenas oito décimas do espanhol da Suzuki.

Com as duas Aprilia a rodarem forte nos primeiros minutos com um sofisticado pacote aerodinâmico que pela primeira vez incluiu uma asa traseira na RS-GP, Aleix Espargaró liderou o topo da tabela de tempos muito cedo, tal como Joan Mir (Suzuki) que não escapou a uma ligeira saída de pista. Nos primeiros 15 minutos, Taka Nakagami, Miguel Oliveira, Alex Rins e Franco Morbidelli também se instalavam nos cinco primeiros lugares, com o vencedor da última corrida em Mugello em décimo segundo.

Com a temperatura da pista perto dos 36 graus e a grande maioria dos pilotos a rodar com um conjunto de pneus macio/médio, atrás e à frente, a 25 minutos do final da primeira sessão de treinos livre, Morbidelli colocava a Yamaha M1 a liderar com uma volta de 1’40,695. Miguel Oliveira, com o sexto tempo mais rápido, colocava-se então como o melhor representante das KTM RC16, com Fabio Quartararo, Pecco Bagnaia e Brad Binder às portas do top 10.

A 11 minutos do final da sessão permanecia no topo dos tempos a volta de Franco Morbidelli, com Pol Espargaró a subir ao terceiro lugar com a Honda RC213V com as cores da Repsol Honda, descendo assim Miguel Oliveira a sétimo. Restando seis minutos para o final dos 45 minutos do TL1 já todos os pilotos tinham feito a derradeira visita à box, para um final de sessão como sempre empolgante.

Com a Suzuki na sua temporada de despedida do MotoGP, Alex Rins foi o primeiro piloto a baixar o tempo de Morbidelli para 1’40,101. Enea Bastianini colocava-se em nono e como melhor piloto da Ducati, com Viñales a saltar para o segundo tempo e a ficar a 195 milésimos de segundo do tempo de Alex Rins. Logo atrás do espanhol ficava Maverick Viñales na segunda posição, à frente de Franco Morbidelli, Aleix Espargaró e o seu irmão Pol. Miguel Oliveira fechava a sessão na oitava posição, Quartararo e Bagnaia terminavam fora dos dez primeiros e Raul Fernandez foi a supresa entre os rookies com o seu 12º lugar.

O segundo treino livre de MotoGP está marcado para as 13h30 minutos.

author avatar
Ricardo Ferreira
1.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x