Velocidade: 6º triunfo de Gleen Irwin na NorthWest 200
Após uma ausência de três anos devido à pandemia, a NorthWest 200 regressou à cidade costeira de Portstewart esta semana, para uma semana de corridas espetaculares, dominante para os pilotos Metzeler que disputaram as categorias de Superbike, Supersport, Superstock e Supertwin.
Sendo a primeira grande corrida de estrada desde 2019, o dia de abertura dos treinos na terça-feira viu os pilotos a demorarem algum tempo a readaptarem-se ao circuito de 8,9 milhas. Com o tempo a permanecer seco para a qualificação na quinta-feira, os tempos de volta caíram, e foi uma ‘limpeza’ de pole positions para os pilotos da Metzeler, com Richard Cooper a liderar a qualificação das Supertwin, com Alastair Seeley a levar a pole nas Supersport e Glenn Irwin nas Superstock. Na classe de Superbike, Irwin levou isso ainda mais longe com uma volta incrível para definir a volta mais rápida de sempre na NorthWest 200.
TERÇA-FEIRA
O tempo frio e húmido saudou os pilotos durante a madrugada antes das corridas, mas apesar das condições complicadas, o especialista Seeley dominou os primeiros treinos. A corrida de abertura de Supersport viu-o a lutar durante toda a corrida de quatro voltas, acabando por ganhar por 1.984s. O colega Jeremy McWilliams também fez dela uma corrida memorável, com o piloto de 58 anos a ocupar o terceiro lugar.
A corrida de Superstock foi um caso diferente, com Seeley a controlar a corrida a partir da frente, vencendo por 12.894s. Apesar de ser apenas o seu segundo ano no evento, Cooper conseguiu reivindicar o terceiro lugar para a tornar em quatro lugares no pódio dos seis disponíveis na quinta-feira. Com o tempo a continuar a deteriorar-se, a corrida de abertura da Supertwin foi adiada para sábado.
SÁBADO
Felizmente, o dia principal da corrida amanheceu com um belo céus azul e tempo quente, assegurando condições quase perfeitas para as seis corridas. Começando o dia em perfeito estilo, Pierre Yves Bian obteve a vitória na primeira corrida Supertwin, à frente de Paul Jordan, enquanto Joe Loughlin ganharia a segunda corrida da tarde, a que se juntou mais uma vez o veterano McWilliams em terceiro.
A primeira das corridas de Superbike provou ser uma das melhores corridas da semana, com Irwin a enfrentar Davey Todd, com a dupla a trocar de lugar continuamente ao longo das seis voltas. Chegando à última volta, Irwin conseguiu encontrar uma passagem na curva Metropole, conseguindo tornar-se o primeiro piloto de sempre a vencer cinco corridas de Superbike consecutivas na NorthWest 200.
A segunda das corridas de Superstock teve uma prestação semelhante de Seeley na IFS Racing Yamaha. Ao vencer um desafio de corrida precoce, ele conseguiu fazer pleno uso da sua moto e dos pneus de estrada Metzeler Racetec RR ao longo das seis voltas para alcançar a sua terceira vitória do fim-de-semana.
Com a prova de Superbike a ser realizada durante sete voltas, as preocupações de segurança relacionadas com os pneus dos concorrentes aconselharam apenas os pilotos da Metzeler a competir. Tal como fez na corrida de abertura, Irwin saiu da linha de partida para controlar a corrida pela frente, sendo empurrado de perto pelo impressionante Cooper na Hawk Racing Suzuki. O piloto da Honda acabou por se afastar para conseguir a sua sexta vitória consecutiva no NorthWest 200 nas Superbike.
A completar o pódio em terceiro ficou Josh Brookes, que fez o seu primeiro regresso ao evento desde 2014.
Resultados
Quinta-feira:
Corrida 1 – Supersport
1º Alastair Seeley
2º Davey Todd
3º Jeremy McWilliams
Corrida 1 – Superstock
1º Alastair Seeley
2º Davey Todd
3º Richard Cooper
Sábado:
Corrida 1 – Supertwin
1º Pierre Yves Bian
2º Paul Jordan
3º Lee Johnston
Corrida 2 – Supersport
1º Lee Johnston
2º Davey Todd
3º Michael Dunlop
Corrida 1 – Superbike
1º Glenn Irwin
2º Davey Todd
3º Richard Cooper
Corrida 2 – Supertwin
1º Joe Loughlin
2º Lee Johnston
3º Jeremy McWilliams
Corrida 2 – Superstock
1º Alastair Seeley
2º Lee Johnston
3º Reitor Harrison
Corrida 2 – Superbike
1º Glenn Irwin
2º Richard Cooper
3º Josh Brookes