MXGP, Itália, Corrida 1: Tim Gajser vence batalha na lama
Sob condições muito difíceis, o líder do campeonato de MXGP Tim Gajser (Honda), venceu a primeira corrida da categoria em Maggiora. Jeremy Seewer e Maxime Renaux ocuparam os lugares seguintes do pódio.
O sol ainda se mostrou por um curto período de tempo n a primeira corrida da classe de MXGP. Mais tarde, a chuva caiu de novo e tornou as condições mais difíceis. Calvin Vlaanderen venceu o primeiro holeshot da sua carreira no MXGP e liderou a corrida pelo primeiro terço da distância da corrida. Atrás dele, vinham o ‘pole position’ Maxime Renaux ( Yamaha ) e o líder do campeonato Tim Gajser. Depois de cometer um erro Vlaanderen perdeu a posição de líder, Renaux e Gajser também erravam no difícil traçado.
O piloto de fábrica da Yamaha , Jeremy Seewer , abriu caminho desde quinto, primeiro ultrapassando Pauls Jonass ( Husqvarna ) e mais tarde também Calvin Vlaanderen. Renaux foi retido e teve que recuar, o francês tentava recuperar o segundo lugar, mas arriscou demais e caiu com a pista a ficar progressivamente mais escorregadia com o início da chuva. No entanto, Renaux rapidamente se recuperou e terminou em terceiro.
O líder do campeonato Tim Gajser venceu a primeira corrida por uma margem de 5,9 segundos sobre Jeremy Seewer e Maxime Renaux . “Foi uma corrida difícil”, explicou Gajser após a corrida. “No início havia apenas uma linha e era muito difícil ultrapassar. Finalmente a chuva recomeçou. A água corria-me entre os olhos e tive que fazer as duas últimas voltas sem óculos.”